Começaram nesta sexta-feira (26) as obras de despoluição do Rio Paraibuna para a implantação do tronco coletor de esgoto do bairro Santa Luzia, Zona Sul de Juiz de Fora. As obras irão contribuir para que o esgoto seja recolhido e enviado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Granjas Bethel. Dessa maneira, todo o esgoto coletado não irá desaguar no Rio Paraibuna. A reportagem da ACESSA.com esteve no local das obras para acompanhar a movimentação na Rua Ibitiguaia, onde são feitas as escavações. Alguns moradores e motoristas conversaram com a nossa equipe de reportagem e emitiram suas opiniões sobre o andamento das obras, que causaram desvios no trânsito.
De acordo com a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), a cidade passou a tratar 31% de todo o esgoto da cidade. Esse número era de apenas 7,5%. A expectativa da Companhia agora é chegar a 50%. Alguns engenheiros que acompanhavam a obra revelaram que durante um ano foram feitos estudos para dar início às obras na Rua Ibitiguaia para a coleta e tratamento de esgoto.
Para o agente de telecomunicações, Walmir Couto, os desvios promovidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), causaram confusão para os condutores. Segundo ele, as sinalizações de desvio não ajudam o motorista para qual direção ele deve seguir. “Eu ia agora para Santa Luzia, mas não posso. Eu tenho que fazer um outro desvio aleatório…Infelizmente não tem ninguém aqui para dar essa orientação para a gente.”
Já para o motorista de aplicativo, José Vicente, apesar de alguns transtornos, a obra é necessária para contribuir com a despoluição do Rio Paraibuna. Para ele, a obra que está sendo feita pela Prefeitura é necessária e que as mudanças no trânsito são uma questão de costume. “Está só um pouco complicado, mas para haver melhora, tem que haver transtorno. Para a pessoa que não conhece aqui, ela vai ficar enrolada. Mas como hoje é o primeiro dia, as pessoas podem acabar se confundindo mesmo.”
Conversamos também com outro motorista de aplicativo, Douglas Santana. Para ele, o trânsito está confuso e que há muitas pessoas reclamando dos desvios feitos pela PJF, em decorrência das obras na Rua Ibitiguaia. “Até que está bem sinalizado, mas o trânsito está bem agarrado. Todo mundo está questionando porque esta via dá acesso a muitos bairros da Zona Sul e acaba dificultando.”
Conversamos com um usuário do transporte público. O aposentado Luiz Carlos de Oliveira, estava no ponto de ônibus, aguardando a chegada do coletivo para ir para casa. Para ele, as mudanças nos itinerários dos ônibus fazem com que ele tenha que usar duas linhas de ônibus no trajeto de casa até a creche, onde ele deixa suas netas. “Eu moro no bairro São Geraldo. Eu tenho que descer na Av. Santa Luzia e pegar outro ônibus para chegar na Rua Ibitiguaia para deixar as minhas netas. Por mais que eu tenha que pegar dois ônibus agora, eu não vejo problemas. A obra é benéfica para a população aqui e vai contribuir com a despoluição do Rio Paraibuna.”
Durante a nossa presença no local, haviam dois agentes de trânsito orientando os motoristas e pedestres sobre os desvios feitos em torno da Rua Ibitiguaia. Segundo a Prefeitura, a obra tem previsão para durar por 30 dias. No local também há sinalização para orientar os motoristas.
As vinte linhas de ônibus que percorrem bairros da Zona Sul de Juiz de Fora passaram por mudanças em seus itinerários. A Avenida Ibitiguaia está interditada no trecho após a interseção com a Rua Thereza Nogueira dos Santos até o entroncamento com a Avenida Santa Luzia, no sentido Ipiranga para o bairro Santa Luzia. As linhas 106, 113, 114, 118, 129, 130, 131, 132, 133, 134, 135, 136, 137, 140, 141, 142, 143, 145, 190 e 590 terão seus itinerários alterados.
Foram invertidos um trecho das avenidas Ibitiguaia e Sérgio Vieira Mendes que margeiam o Córrego Ipiranga. A rua Dr. Costa Reis está com a circulação limitada no sentido Teixeira/Santa Luzia. Na Rua Renato Pandolfi, o trajeto passa a ter a circulação de todas as vinte linhas de ônibus e veículos pesados, de acordo com a Prefeitura. Veículos pesados e ônibus terão desvios diferentes. Carros e motos devem se dirigir do bairro Ipiranga em direção ao Centro pelo bairro Teixeiras, utilizando o seguinte trajeto: Rua Thereza Nogueira dos Santos, Av. Ibitiguaia, Av. Sérgio Vieira Mendes e depois acessar o bairro Cascatinha pela Avenida Pantaleone Arcuri.
As linhas 190 e 590 que atendem à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), também passaram por mudanças em seus itinerários. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a partir desta sexta-feira, 26, o ônibus vai circular atendendo primeiramente aos moradores do Sagrado Coração e, posteriormente, à população de Santa Luzia. Essa alteração ocorre somente no sentido bairro/UFJF.
A Secretaria de Mobilidade Urbana informou que para orientar os motoristas e pedestres no primeiro dia de fechamento, os agentes de trânsito atuaram desde o início da manhã no local. Nos momentos de trânsito mais intenso, foi necessário realizar intervenções pontuais para controlar o tráfego e agilizar a circulação dos veículos. "Além dos agentes estarem em pontos fixos próximo aos locais de interdição e no desvio dos ônibus, alguns circularam em viaturas para prontamente resolver questões pontuais. As vias no entorno da interdição e no novo itinerário dos ônibus estão sinalizadas com placas de trânsito, cones e faixas informativas".
Tags:
Cesama | Rio Paraibuna | trânsito
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!