Funcionários e empresários que trabalham no Distrito Industrial, na Região Norte de Juiz de Fora, vem enfrentando problemas asfálticos constantes no local. A preocupação dos trabalhadores em relação a precariedade das vias é uma reclamação antiga que vem afetando a todos que passam pelo bairro. O Portal Acessa recebeu uma denuncia de um funcionário de uma das empresas sobre as más condições da rua Júlio Dionísio de Cardoso.
Segundo o denunciante, que preferiu não se identificar, várias reuniões já foram feitas com a Prefeitura de Juiz de Fora, mas até o momento, não houve retorno do Executivo. Ainda de acordo com o entrevistado, a atual gestão teria se comprometido em realizar as obras de recuperação da via em abril deste ano, o que não teria acontecido.
“Essa rua aqui, antigamente, existia um canal aberto. Esse canal foi feito por algumas empresas e fechado logo em seguida. A Secretaria de Obras esteve aqui e disse que teria que abrir esse canal. Mas o problema da rua é o asfaltamento. Eles tem que fazer aqui um recapeamento da via. A rua aqui não alaga a ponto de dizerem que o canal está entupido ou algo do tipo.”
Ainda de acordo com ele, a Prefeitura teria pedido para que os empresários pudessem contribuir com o material necessário para dar andamento nas obras na via, o que teria sido negado pelos donos das empresas.
“A Prefeitura falou para a gente entrar com o material e eles com a mão de obra. Os empresários negaram o pedido. Isso é trabalho deles e não da indústria. Só nessa rua se emprega cinco mil funcionários. Aqui passa carretas e caminhões pesados e acaba prejudicando a qualidade da via.”
Conforme o denunciante, os veículos pesados que passam pela via, acabam sendo danificados devido aos buracos. Além disso, ele também alega que os ônibus do transporte coletivo não transitam mais pela rua e que as empresas tiveram que fretar ônibus particulares para a locomoção dos funcionários.
“Aqui passam carretas e caminhões muito pesados e a gente está com problemas de quebra desses veículos. Os ônibus urbanos não passam mais aqui há anos. As empresas tiveram que fretar ônibus e mesmo assim, essas empresas não querem vir até aqui devido às más condições da rua.”
De acordo com a Presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial (Assedi), Paula Germano, a PJF havia se comprometido com os empresários que iria trabalhar para resolver os problemas do bairro. A rua Fernando Lamarca, por exemplo, foi uma das vias que já está passando por obras de drenagem e assim que for finalizada, o asfalto será colocado na via.
Ainda de acordo com ela, na rua Júlio Dionísio de Cardoso também há problemas de drenagem e que a Prefeitura teria pedido aos empresários que retirassem as manilhas de um córrego que passa pela rua.
“A drenagem da rua Júlio Dionísio existe um córrego. Parte dele está manilhada e a outra não. A Prefeitura solicitou que as empresas retirassem essas manilhas e fizessem a obra. Os demais locais ficariam abertos para depois entrarem com o asfalto. Os custos dessa obra ficaram inviáveis para os empresários e a grande maioria deles não haviam se instalado no local quando esse córrego foi manilhado.”
Ainda de acordo com a Presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial (Assedi), no último mês de setembro, um ofício foi enviado para o Executivo informando que os empresários não teriam as condições necessárias para a execução das obras.
Ela também afirma que se caso for colocado asfalto na via antes de resolver o problema de drenagem, a composição asfáltica não irá se fixar no solo. A Associação ainda não teve o retorno da PJF.
A nossa reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Juiz de Fora. Em nota, o Executivo informou que "está realizando obras de drenagem no Distrito Industrial. Em maio deste ano, deu-se início à construção da rede de drenagem nas ruas Fernando Lamarca e Bruno Simili, a fim de evitar os alagamentos históricos da região. É uma nova rede de drenagem, com extensão de 360 metros, com um custo de R$ 800.000,00. As obras estão se encerrando nesta semana e já está programado para a Empav ir na próxima sexta-feira, 30, realizar a pavimentação asfáltica, liberando a via para os motoristas."
Tags:
Assembleia | Buracos | Distrito Industrial | Médicos | pjf | Problemas nas vias
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!