O mês de novembro de 2022 se encerrou mais ameno que a média, conforme a avaliação do professor de geografia Renan Tristão, idealizador da página Tempo e Clima JF . De acordo com Renan, em toda a região essa tendência se repetiu. A Estação de meteorologia da UFJF registrou temperatura média mensal de 18,2 graus, enquanto a média histórica dos meses de novembros anteriores é de 19,7 graus, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Se novembro teve mais de um grau de temperatura a menos no registro das médias, dezembro promete não fugir às suas características históricas.
Em relação às chuvas registradas ao longo do mês, o Inmet registrou 206mm no acumulado, enquanto o medidor instalado no Bairro Bandeirantes indica 153mm totais. A média histórica para o período é de 250mm.
No primeiro fim de semana de dezembro, conforme o professor Renan Tristão, permanecem as mesmas condições que marcaram os últimos dias, sem alterações. "Predomina o tempo parcialmente nublado, temperaturas abafadas devido à alta umidade do ar, chance de trovoadas e pancadas fortes de chuvas de tarde e noite".
De acordo com o Inmet, tanto a sexta-feira (2), quanto o sábado (3) e o domingo (4) terão tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Na sexta a temperatura máxima em Juiz de Fora deve ser e 24 graus e a mínima de 18. A mínima permanece igual no sábado e aumenta um grau no domingo, já as máximas devem diminuir gradativamente para 22 graus no sábado e 21 graus no domingo.
Ainda de acordo com o professor Renan Tristão, dezembro não deve desviar das tendências históricas. "Muita umidade, chuvas quase diárias. Precipitações devem ficar acima da média pela região, o que faz com que tenhamos que ter atenção com este mês em relação a possíveis transtornos causados pelos temporais ou pelos eventos de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). As temperaturas devem ficar dentro da média ou um pouco acima dela", projeta.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!