Mais de dez mulheres autoridades na temática da violência contra a mulher sobem ao palco do Teatro Paschoal Carlos Magno, na próxima quarta-feira (22) para falar ao público de suas experiências pessoais e institucionais de enfrentamento à questão. Representantes da sociedade civil, do sistema de justiça criminal, das forças de segurança, dos serviços de saúde, da assistência social, dos direitos humanos e da prevenção às violências estão na programação do Fórum Violência contra a mulher: múltiplos olhares, desafios e perspectivas, que tem credenciamento a partir das 8h30. Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição.

Segundo a Prefeitura, na parte da manhã, uma mesa com a juíza da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Maria Cristina Trulio; a militante do Coletivo Vozes da Rua, Adenilde Petrina Bispo, e a chefe do Núcleo de Estudos, Prevenção e Atenção às Violências do Distrito Federal, Leciana Lambert Filgueiras, inicia a discussão sobre os múltiplos olhares acerca do tópico.

Em seguida, o fluxo dos serviços por que passa mulher vítima de violência será apresentado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em estudo elaborado pelo projeto “Cultura de Paz e Prevenção das Violências: tecendo redes”, executado em parceria com a Prefeitura.

À tarde, dois painéis trazem ao público o mapeamento das diversas instituições e serviços que atendem a mulher, como a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), da Polícia Militar; a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), a Defensoria Pública, a Gestão Territorial de Prevenção à Criminalidade, a Casa da Mulher, o serviço de Protocolo de Atendimento ao Risco Biológico Ocupacional e Sexual (Parbos), a Assistência Social e a Vigilância em Saúde do município.

Promovido pelas secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), Saúde (SS) e Especial de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com as forças de segurança e instituições do sistema de justiça criminal, o fórum é parte integrante da programação da Prefeitura de Juiz de Fora, “Março, Mais Mulher, Mais Democracia”, que pode ser conferida pelo link

Confira a programação

Fórum Violência contra a mulher: múltiplos olhares, desafios e perspectivas

8h30 - Credenciamento
9h - Abertura Oficial – Prefeita Margarida Salomão
9h40 - Mesa “Olhares sobre a Violência contra a Mulher”
Letícia Paiva Delgado - Mediação
Maria Cristina Trulio - (Juiza da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher)
Adenilde Petrina Bispo - Militante do Coletivo Vozes da Rua
Leciana Lambert Filgueiras - Chefe do Núcleo de Estudos, Prevenção e Atenção às Violências do Distrito Federal
11h - Apresentação do mapeamento da rede de atenção à mulher
Prof. Drª Clarisse Cassab Torres
Prof. Depto.Geociências da UFJF e coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Espaço e Ação (Nugea), Pesquisadora do projeto Cultura de Paz
12h – Almoço
13h30 – Credenciamento

14h - PAINEL 1
Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher no município de Juiz de Fora: saúde, assistência e direitos humanos
Louise Cândido - Gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental - Secretaria de Saúde
Ana Cláudia Esteves Pereira Bastos - Protocolo de Atendimento ao Risco Biológico e Sexual – (Parbos -SS)
Fernanda Moura - Coordenadora da Casa da Mulher – SEDH
Cristiane Nasser do Vale - Subsecretária de Proteção Social – SAS

15h15 - COFFEE BREAK
16h - PAINEL 2
Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher no município de Juiz de Fora: segurança pública, sistema de justiça criminal e prevenção à violência.
Sgt. Andreza Andretto Granha (2º BPM) - Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica; Sgt. Roberta Pereira das Graças (27º BPM) - Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica
Nicole Frossard de Filippo - Promotora de Justiça com atuação na Vara de Violência Contra a Mulher
Tatiana Almeida - Assistente Social – Gestora Social dos Programas de Prevenção nos Territórios (Se Liga, Fica Vivo e Mediação de Conflitos)
Alessandra Azalim - Delegada de Polícia Civil, com atuação na DEAM
Danielle Alves Ribeiro - Delegada de Polícia
Lenora Bustamante de Luna Dias - Defensora Pública, com atuação em defesa das vítimas de violência doméstica na comarca de Juiz de Fora

 

Banco de imagens - Violência contra mulher

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!

COMENTÁRIOS: