Após carta pública que foi assinada em 2022 por representantes de movimentos sociais e antirracistas, em que não se concordava com a homenagem por Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld à Rosa Cabinda, a Prefeitura de Juiz de Fora divulgou na tarde desta terça-feira (23), que irá homenageá-la no evento deste ano. Decisão partiu do Fórum Rosa Cabinda. 

Rosa Cabinda foi escrava da família Halfeld, e em 1873, ofereceu ao seu senhor, o Comendador Henrique Halfeld, a quantia de 300 mil réis por sua liberdade.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura em relação as manifestações do evento anterior e aguarda retorno.

Homenagem foi decidida em Fórum

Em uma entrevista realizada pelo Portal com o coordenador suplente do Fórum Rosa Cabinda, Antônio Carlos da Hora, foi ressaltado que a decisão foi democrática e debatida durante o período de 31 de maio de 2022 a 31 de novembro do mesmo ano. "Após a criação do "Fórum Rosa Cabinda", em maio de 2022, nós abrimos inscrições para servidores públicos e sociedade civil interessados no tema, porém, após abrirmos as inscrições três vezes e darmos ampla divulgação, não houve interessados da sociedade civil em debater o assunto", afirma Hora. 

Ainda de acordo com o representante do Fórum, os membros decidiram pela homenagem após entenderem que, "quem se curva à história de Rosa Cabinda é Henrique Halfeld e não ao contrário, além de ser a primeira vez que uma escrava que se mantém como símbolo de garra e luta até hoje, recebe a comenda". 

O Executivo divulgou a lista dos homenageados da Comenda. O evento será realizado na próxima segunda-feira (29) no Cine Theatro Central, às 19h. A lista com todas as homenageadas e homenageados pode ser conferida no documento em anexo desta matéria.

Os convites para a cerimônia são individuais e sua apresentação na entrada é obrigatória. A confirmação da presença no evento deve ser feita através do telefone (32) 3690-7246.

Veja a lista dos homenageados. 

 

PJF/REPRODUÇÃO - Henrique Halfeld


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!

COMENTÁRIOS: