Na tarde desta sexta-feira (15), uma nova frota de ônibus chegou na cidade de Juiz de Fora. O Consórcio Via JF confirmou a chegada de 108 veículos, anunciando a transição da função dos cobradores no serviço de transporte público que vai acontecer na cidade.
Entenda sobre a mudança
A Via JF, em nota, explica que esta mudança foi uma decisão pensada nas transformações tecnológicas e operacionais que têm sido adotadas em diversas capitais do país. "Ao observarmos a realidade de muitas capitais no país, notamos que a ausência da função de cobrador tornou-se uma prática comum e bem-sucedida. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília já passaram por essa transição, com resultados positivos tanto para as empresas de transporte quanto para os usuários."
Com a mudança, os cobradores deixarão de exercer a sua função, porém não serão demitidos. Para isso, será realizada uma parceria com o Sest Senat, onde os colaboradores serão qualificados e realocados em novas funções dentro do contexto do transporte público. "Essa parceria visa assegurar que esses colaboradores sejam capacitados e realocados em atividades mais estratégicas e que demandem maior qualificação, garantindo a manutenção de seus empregos", esclarece a nota.
Através da introdução do sistemas de bilhetagem eletrônica, e a automação dos processos de cobrança, foi percebido pela instituição maior eficiência operacional, redução de custos e, consequentemente, tarifas mais acessíveis para a população. Além disso, a modernização do setor poderá, segundo o Consórcio, contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado, com ganhos significativos em termos de pontualidade e segurança.
A transição começará aos domingos, de forma gradual, e, à medida em que os colaboradores forem sendo qualificados para novas funções, o novo modelo ganhará forma.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!