Na última quinta-feira (14), a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) aprovou um projeto de lei (PL) de autoria do Executivo que oferece o perdão das dívidas de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e a Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS) das associações de moradores. Essa medida é válida para os débitos de 2023 e dos anos anteriores.
De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), os interessados em obter o benefício devem cumprir alguns requisitos, porém, diferentemente do PL aprovado pela Câmara em agosto deste ano, a atualização na lei permite que todas as associações possam pleitear a remissão dos débitos, e não apenas as entidades que constavam em projeto anterior.
No texto, o Executivo argumenta que é inquestionável a importância das associações de moradores de bairros e sua contribuição para a comunidade, e, como justificativa, explica que “a remissão tributária é uma forma de reconhecer e incentivar o trabalho dessas organizações, fortalecendo o associativismo e a colaboração com as autoridades municipais a todas aquelas associações de moradores, não somente a uma ou a outra”.
Em relação ao perdão das dívidas, o Município acredita que a medida vai gerar um alívio financeiro para as respectivas associações, permitindo que elas invistam mais em projetos comunitários e iniciativas que beneficiem a população local. "A redução da carga tributária pode liberar recursos para atividades de melhoria da infraestrutura, segurança, cultura, esportes, meio ambiente, entre outros”, finaliza.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!