Quatro estabelecimentos foram vistoriados na última edição deste ano da Operação “Hefesto”, em Juiz de Fora, nessa quinta-feira (21). A ação é realizada em depósitos de recicláveis e ferros-velhos. Foram emitidos três autos de infração e uma advertência. Uma porção de droga foi localizada em um dos locais vistoriados.
Os estabelecimentos fiscalizados foram nos seguintes bairros: um localizado no Mariano Procópio, dois no Ladeira e um na Avenida Brasil.
A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar (PM) sobre a porção de drogas encontrada que, segundo a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), houve registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Infrações
Foram emitidos três autos de infração e uma advertência durante a operação. Segundo a Fiscalização de Posturas, um dos estabelecimentos funcionava mesmo com o alvará de funcionamento vencido.
Outro acumulou as infrações de obstrução de via por mercadorias e ausência de cadastro de cobre, registro exigido pela lei 14391/2022, como medida de inibição ao comércio irregular de materiais desta natureza. Já o Corpo de Bombeiros fez uma advertência escrita, motivada por extintores de incêndio vencidos em um dos depósitos.
Operação
A Operação “Hefesto” é uma ação conjunta que contou com a participação da Guarda Municipal, das secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), por meio da Fiscalização de Posturas; e de Mobilidade Urbana (SMU), por meio dos agentes de transporte e trânsito; o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar de Minas Gerais.
Esta última ação também contou com a participação de representantes de empresa de telefonia, setor frequentemente prejudicado com os furtos de fios e cabos metálicos.
Segundo a Prefeitura, a operação busca combater o crime de receptação, caracterizado pela compra de materiais furtados cuja pena pode variar de três a oito anos de reclusão.
“O objetivo desta união é fazer frente a ação de furto de cabos elétricos, tampos metálicos e demais materiais que acabam sendo comercializados em depósitos e ferros velhos da cidade”, esclareceu o Executivo.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!