O Miss Brasil Gay, a Rainbow Fest e a Festa das Nações foram incluídos no Calendário Oficial de Juiz de Fora.

A inclusão foi feita por meio de projetos de leis aprovados pela Câmara Municipal durante a 9ª Reunião Ordinária realizada na noite dessa quarta-feira (27).

Festa das Nações

O projeto de autoria do vereador Marlon Siqueira (MDB) aponta que a festa fomenta o turismo local desde a década de 50. O parlamentar explicou que o evento foi criado para arrecadar recursos para a reforma da igreja do Bairro Bom Pastor, mas permaneceu por décadas mesmo após cumprir o objetivo inicial.

Além do turismo, a inclusão no calendário também considerou a economia local. Preferencialmente, a festa deve ser realizada na primeira quinzena de junho.

Segundo Marlon, o evento beneficia prestadores de serviços da hotelaria, taxistas e motoristas de aplicativos, comércio local e fornecedores em geral. Em 2022 e 2023, o palco foi a praça do Bairro São Mateus, reunindo mais de 10 mil pessoas. “Desde o período de colonização e até mesmo em tempos atuais, os povos de outras nações vêm desembarcando em toda a região mineira, incluindo Juiz de Fora, trazendo inovações e tradições que, aos poucos, se incorporam à gastronomia local. Essa troca de saberes forma um verdadeiro caldeirão cultural, que movimenta o turismo, a economia e gera riqueza”, finalizou.

Miss Brasil Gay e Rainbow Fest

Os projetos de lei para incluir os eventos no Calendário Oficial da cidade são de autoria da vereadora Cida Oliveira (PT). A ideia é que os eventos ocorram, preferencialmente, no terceiro fim de semana de agosto.

A Câmara ressalta que o Miss Brasil Gay e a Rainbow Fest promovem “festas, desfiles, música, dança, rodas de conversas, seminários e outras formas de interação e debate público que venham a promover a pluralidade cultural no município, colocando a cidade na rota nacional e internacional do turismo cultural voltado para a expressão da diversidade”.

“Além de valorização da produção artística gay da cidade, através de seus vários artistas, possibilita o intercâmbio com outros que visitam a cidade e difunde a arte produzida pelos gays da região”, disse a vereadora.

Luciano Lima JR/Divulgação - Miss Brasil Gay em Juiz de Fora

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!

COMENTÁRIOS: