Juliano Nery Juliano Nery 13/2/2012

É Carnaval

Foto de blocoÉ Carnaval, leitor e leitora! A programação do corredor de carnaval juiz-forano não me deixa mentir. E nem ficar em casa. Com tanta atração não deu para sair ileso. Blocos para dar com pau, nomes de grande vulto no cenário nacional, como Dudu Nobre, Orquestra Voadora, Eduardo Dussek, Funk’n Lata... Foi só dar uma olhada na programação e cair na folia. Deu até para aproveitar e esquecer dos problemas da cidade, já que o Carnaval tem esse poder de mascarar os problemas até a Quarta-feira de Cinzas... Se bem que, um folião mais atento não precisa olhar duas vezes para reconhecer que há muito o que se fazer neste 2012...

O próprio Parque Halfeld, ponto de partida de muitas concentrações e blocos da folia, aquele mesmo onde está instalada a Câmara dos Vereadores, o Fórum e a Funalfa, por exemplo, anda clamando por melhorias. Sujeira, vandalismo, iluminação precária, mau cheiro... Um dos principais cartões postais e dos mais movimentados pontos do Centro da cidade merece mais cuidado.

Se o bloco do folião descer a rua Halfeld, passar pelo Calçadão e desembocar na Praça da Estação, temos dois projetos que merecem ser levados a cabo, com ou sem as marchinhas de Carnaval. O primeiro é o Restaurante Popular, item que muito bem faria ao bolso e ao estômago dos juiz-foranos, que teriam uma opção econômica e de qualidade, caso seja implementado com o sucesso já verificado em outras cidades. O segundo se refere à própria praça, que recebeu recursos para sua revitalização. Vários shows deste Carnaval encontraram abrigo por lá. Se já estivesse com uma nova caracterização, como prevê o projeto, a festa ficaria muito mais bonita e atraente. Quiçá, em 2013, teremos o resultado.

E o trânsito da Rio Branco mais parece uma bateria que atravessou o samba na avenida. Os ônibus que habitavam a pista central, com as reformas, passaram a vir de todos os lados. É preciso cuidado redobrado na travessia das faixas, principalmente na esquina da presidente Itamar Franco, em que o trânsito está completamente caótico. Certifique-se antes de atravessar a rua e ajude as crianças e os idosos. Mais do que boa ação, torna-se cada vez mais vital a colaboração.

Aos foliões, faço o pedido de que se divirtam com responsabilidade. Responsabilidade consigo mesmo, com o próximo e com a cidade. Portanto, nada de fazer xixi nas paredes de nosso patrimônio público, por mais desconfortável que sejam os banheiros químicos, não arrume confusões com outras pessoas por meras bobagens e não se exponha aos riscos de doenças venéreas. Use camisinha, use o bom senso e a dignidade, seja gentil e beba com moderação.

A vida não acaba nestes dias de fevereiro. É época de festejar e de recarregar as energias. Para engrenar o ano de 2012 e para colocarmos nossos projetos em prática. Que isso valha não só para nós, humanos, mas, também, para a cidade, este organismo vivo, que se entrelaça com nossas vidas e com as decisões que tomamos por ela.

Juliano Nery deseja a todos um excelente Carnaval.

Mais artigos

Juliano Nery é jornalista, professor universitário e escritor. Graduado em Comunicação Social e mestre na linha de pesquisa Sujeitos Sociais, é orgulhoso por ser pai do Gabriel e costuma colocar amor em tudo o que faz.

ACESSA.com - Carnaval tem poder de mascarar problemas at? a Quarta-feira de Cinzas