Três deslizamentos e inundações atingem Matias BarbosaTransbordamento do rio das Posses e outros deslizamentos de terra vêm sendo registrados em Santos Dumont desde o último sábado

Aline Furtado
Repórter
9/1/2012

O município vizinho de Juiz de Fora, Matias Barbosa, registrou, na madrugada desta segunda-feira, 9 de janeiro, três deslizamentos de terra no bairro Maria Célia. Com isso, duas famílias foram orientadas a deixaram as residências, tendo sido abrigadas em casa de familiares e na escola municipal. Além dos deslizamentos, devido ao aumento do volume de água nos rios Paraibuna e São Fidélis, famílias do bairro Nossa Senhora da Penha, também conhecido como Banheirinho, foram orientadas a evacuarem a área.

"Trata-se de uma região localizada às margens do rio Paraibuna. Oito casas foram inundadas ou correm risco de inundação. Contudo, as pessoas relutam em deixar as residências, temendo furtos. Já disponibilizamos a escola como abrigo. Além disso, estamos em alerta, juntamente com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros", destaca o coordenador do Departamento de Promoção Social e integrante da Defesa Civil de Matias Barbosa, Gilson Lopardi.

União Indústria

Devido às chuvas, a antiga estrada União e Indústria foi interditada totalmente em vários pontos. Entre Juiz de Fora e Matias Barbosa, na altura do km 5,5, em Cedofeita, devido ao transbordamento do rio Paraibuna, alagando as pistas. Apenas caminhões conseguem passar. No acesso à região central de Matias Barbosa, no km 12, foram registrados vários pequenos deslizamentos, além da queda de um poste de telefonia.

No sentido Matias Barbosa - Cotegipe e Simão Pereira, no entroncamento da União e Indústria com a BR-040, a via foi interditada. Moradores de Simão Pereira e Cotegipe só conseguem chegar a Matias ou a Juiz de Fora pelo acesso próximo ao pedágio da BR-040.

Santos Dumont

O município de Santos Dumont, também vizinho de Juiz de Fora, vem sofrendo com as chuvas desde o último sábado, dia 7. As águas do rio das Posses transbordaram, atingindo bairros como Santo Antônio, Graças e Glória, além de trechos da BR-499. Houve deslizamentos de terra na Vila Esperança e no Córrego do Ouro. Segundo a Defesa Civil do município, não houve feridos, mas, pelo menos, 200 pessoas estão desalojadas. Aproximadamente dez casas foram destruídas. As famílias desalojadas foram levadas para igrejas e colégios da cidade.

116 cidades em situação de emergência

Em todo o Estado, 116 cidades decretaram situação de emergência. Só na região da Zona da Mata, são 40 municípios, além de um, Cataguases, em estado de calamidade pública. O Estado contabiliza 15 mortes causadas por enchentes e deslizamentos desde o início do período chuvoso, em outubro do ano passado.