Quinta-feira, 18 de agosto de 2011, atualizada às 19h

JF entra em estado de alerta devido à baixa umidade relativa do ar

Aline Furtado
Repórter
Tempo em JF

Mesmo que a Zona da Mata mineira esteja localizada em local  propício à atuação de frentes frias, com transporte de umidade de origem oceânica, Juiz de Fora registrou, na última quarta-feira, 17 de agosto, umidade relativa do ar equivalente a 25%. Índices abaixo de 30% requerem sinal de alerta.

De acordo com a meteorologista do 5º Distrito de Belo Horizonte, Anete Fernandes, os valores baixos são esperados durante esta época do ano, principalmente no período da tarde. "Estamos no auge da estação seca. A tendência é que o quadro de baixa taxa de umidade prossiga até meados do mês de setembro."

Segundo Anete, a cidade contabiliza 14 dias sem chuva. No último dia que choveu, 4 de agosto, foram registrados 7,2 milímetros. "No dia 11, tivemos uma chuva bem fraca, com apenas 1,6 milímetro, o que caracteriza chuvisco." Entretanto, a previsão é de chuva para o próximo domingo, 21. "Devemos ter chuvas fracas e isoladas."

A aproximação, nesta sexta-feira, 19, de uma frente fria do litoral deverá elevar o índice de umidade relativa do ar. O sistema deve causar o aumento da nebulosidade, principalmente a partir deste sábado, dia 20. Os termômetros devem marcar entre 14º C, mínima, e 28º C, máxima, nesta sexta-feira. "A tendência é de queda a partir de sábado, dia 20, acentuando-se no domingo, dia 21."

Saúde afetada

De acordo com o clínico geral, Marco Antônio Tavares, a tendência, durante períodos de pouca chuva e tempo seco, o que faz com que a umidade relativa do ar caia, é que que surjam doenças diversas. "É comum sentir diferença nos olhos, que, devido ao ar mais seco, ficam com a mucosa mais exposta."

Tavares destaca que as pessoas começam a esfregar e coçar os olhos, o que pode provocar lesões e contaminação. "Por isso, a conjuntivite é recorrente nesta época." Outros problemas são percebidos por pessoas que sofrem de doenças respiratórias, como rinite alérgica e asma. "Quadros de tosse, espirros, falta de ar e até mesmo sangramentos são comuns." Além disso, segundo o médico, é normal que as pessoas sintam-se mais cansadas.

Amenizando os sintomas

Para evitar os problemas ocasionados devido à baixa umidade relativa do ar, o médico dá dicas:

  • Fique distante de fumantes, poeira e animais com pelos, como cães e gatos;
  • Beba muito líquido;
  • Utilize vaporizador, que pode ser substituído por uma bacia com água ou panos molhados, que devem ser colocados próximo à cama;
  • Evite uso do ar condicionado, que deixa o ar ainda mais seco;
  • Tome banhos rápidos, evitando que a pele resseque.