Quarta-feira, 5 de agosto de 2015, atualizada às 12h33

Banco Central lança terceiro conjunto de moedas comemorativas das Olimpíadas

moedas

O Banco Central (BC) lançará nesta quinta-feira, 6 de agosto, no Rio de Janeiro, o terceiro conjunto de nove moedas comemorativas do programa numismático dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Serão uma moeda de ouro, quatro de prata e quatro de circulação comum.

A moeda de ouro homenageia o Cristo Redentor e a luta olímpica, um dos esportes que representa o lema olímpico Citius, Altius, Fortius (mais rápido, mais alto, mais forte).

As moedas de prata apresentam paisagens onde o carioca pratica esportes como o remo, corrida, ciclismo e vôlei de praia. Os reversos contêm imagens da cultura e da natureza do país: mico-leão-dourado, orquídea, sambódromo e forró. Elas dão continuidade às quatro séries temáticas: fauna, Flora, arquitetura e música Brasileira, respectivamente.

Os esportes olímpicos e paralímpicos são os destaques das moedas de R$1 de circulação comum. Neste lançamento, futebol, voleibol, judô e atletismo paralímpico representam alguns dos esportes em que o Brasil conquistou mais medalhas nos jogos.

As moedas de R$ 1 entrarão em circulação pela rede bancária e uma parte será vendida em embalagens especiais para coleção. Também será iniciada a comercialização de cartelas com conjuntos de quatro moedas de circulação comum. São três cartelas diferentes, contendo as moedas de cada um dos três lançamentos realizados.

Com informações da Agência Brasil

Após o lançamento, as moedas poderão ser adquiridas no site do Banco do Brasil por meio de boleto bancário ou, no caso de correntistas do banco, por débito em conta. As moedas também estarão à venda em agências do Banco do Brasil, onde o pagamento deve ser feito em dinheiro.

O programa compreende ao todo 36 moedas, que serão lançadas até 2016. Todos os projetos foram desenvolvidos pelas equipes do Banco Central e da Casa da Moeda do Brasil, com o suporte técnico do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. As moedas são produzidas pela Casa da Moeda.

ACESSA.com - Banco Central lan?a terceiro conjunto de moedas comemorativas das Olimp?adas