Sexta-feira, 27 de agosto de 2010, atualizada às 13h

Tempo seco dispara a venda de remédios em Juiz de Fora

Isabela Lobo
Colaboração*

A baixa umidade relativa do ar tem levado consumidores da cidade às farmácias. Isso devido às diversas complicações causadas pelo tempo seco, como problemas respiratórios e alérgicos, além de doenças causadas por vírus e bactérias.

Os principais remédios vendidos são antialérgicos, soros fisiológicos, nasais e orais. Além do aumento da venda de produtos convencionais, a procura por hidratantes corporais e labiais também tem disparado.

Segundo o funcionário de uma farmácia do Centro da cidade, Wanderlei Bonsanto, a procura por estes medicamentos tem aumentado consideravelmente. "Arrisco dizer que as vendas cresceram em mais de 70%. Estamos sempre tendo que repor o estoque", afirma.

Apesar da procura, os preços ainda não sofreram mudanças. "O valor dos remédios ainda é do ano passado", explica o balconista de outra drograria, Celso Aperibense.

Em uma farmácia de manipulação da cidade, a busca é pelos Gotas de Sinusite e Flor de Magnólia, indicados para problemas alérgicos. Outros dois produtos que já estão na lista dos mais pedidos são os umidificadores e nebulizadores. Mesmo custando um pouco mais caro para o consumidor (um nebulizador chega a custar em média R$ 120), os aparelhos estão em falta nas farmácias da cidade.

Produtos mais vendidos Produtos manipulados
Tempo em Juiz de Fora

O tempo em Juiz de Fora e região continua seco e sem possibilidade de chuva. Segundo o 5º Distrito de Meteorologia de Belo Horizonte, a umidade relativa do ar na cidade chegou a 34% na tarde da última quinta-feira, 26 de agosto, e o índice deve permanecer até a próxima terça, 31. Quando o índice de umidade é de até 30%, o quadro é de atenção. Se este índice estiver entre 20% e 12% o estado é de alerta. Abaixo de 12%, o estado é de alerta máximo.A previsão é de que volte chover na cidade somente no mês de setembro.

                                                 *Isabela Lobo é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF
                                                                                          Os textos são revisados por Thaísa Hosken