Terça-feira, 5 de outubro de 2010, atualizada às 17h01

Servidores do Ministério do Trabalho suspendem greve após seis meses de braços cruzados

Clecius Campos
Repórter

Os servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de Minas Gerais voltaram ao trabalho na última segunda-feira, 4 de outubro, depois de quase seis meses de braços cruzados. O retorno deve-se ao fim do dissídio coletivo e consequente queda da medida cautelar que considerava a greve legal. A decisão só tinha força até a data limite para a negociação entre governo e servidores.

"Foi uma deliberação do comando estadual para que suspendêssemos a greve aqui em Minas. A volta é temporária, já que não temos mais o instrumento que garantia a paralisação, sem qualquer punição. A categoria não está recuada. A greve está apenas suspensa", informa o membro do comando de greve em Juiz de Fora, Rafael Lopes. Não há definição de quando o movimento grevista pode retornar. Também ainda não está decidido de que forma os trabalhadores deverão repor os dias faltosos.

O atendimento na Gerência Regional do Trabalho em Juiz de Fora está mais acelerado que nos últimos seis meses, mas os serviços de emissão de carteira de trabalho e de entrada em seguro-desemprego continuam sendo feitos com distribuição de senhas. Os agendamentos estão sendo feitos para dezembro. Cem senhas são distribuídas diariamente, sendo 30 para carteira de trabalho e 70 para seguro-desemprego. Casos urgentes estão sendo atendidos no mesmo dia, a partir das 8h.

 

Os textos são revisados por Thaísa Hosken.