Quarta-feira, 26 de janeiro de 2011, atualizada às 18h25

Prefeitura e Azul Linhas Aéreas reúnem-se, mas início de operações em JF segue indefinida

Aline Furtado
Repórter
Aeroporto da Serrinha

Representantes da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) reuniram-se com os da Azul Linhas Aéreas, na última segunda-feira, 24 de janeiro, para discutirem a possibilidade de a empresa começar a operar na cidade. A ideia é criar uma linha ligando o município a Campinas (SP), um dos centros de conexões da empresa.

Entretanto, segundo a assessoria da Azul, a reunião não resultou em qualquer tipo de definição sobre a chegada da empresa em Juiz de Fora. Encontros como o que ocorreu esta semana na cidade estariam sendo realizados em várias cidades do Brasil, a fim de a diretoria da companhia conhecer os municípios e seus entornos, tendo em vista o fato de a empresa estar expandindo ações.

Já a Prefeitura afirma que há possibilidade de início das operações ainda no primeiro semestre deste ano. "O projeto segue, nos próximos dias, para a fase mais concreta, que é o estudo de viabilidade técnica. A partir disso, poderemos definir as próximas ações", explica o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Jackson Moreira.

No encontro da última segunda-feira, que reuniu o prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, o presidente da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot, e o diretor de relações institucionais da empresa, Adalberto Febeliano, foram apresentados os números e as políticas coorporativas da companhia. "Foi citado o interesse da Azul a respeito da inclusão de Juiz de Fora na lista das 50 cidades que a empresa pretende atender até o final deste ano."

Na última terça-feira, dia 25, a Azul enviou à cidade, uma equipe técnica para verificar as instalações do Aeroporto Francisco Álvares de Assis (Aeroporto da Serrinha). Um dos aspectos observados foi o espaço, já que é necessário adequar o aeroporto para receber aeronaves ATR 72-200 e ATR 72-600, ambas com capacidade para 70 passageiros.

De acordo com a assessoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Azul Linhas Aéreas não apresentou ao órgão qualquer tipo de solicitação referente à autorização de operação para voos regulares na cidade de Juiz de Fora. Ainda segundo a assessoria, o prazo para liberação, após a solicitação por parte da empresa, é de no máximo um mês.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken