Segunda-feira, 10 de janeiro de 2011, atualizada às 16h12

Anac fará inspeção no Aeroporto da Serrinha, após repórter embarcar com réplica de fuzil

Clecius Campos
Repórter
Foto do repórter com a arma dentro do avião

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fará uma inspeção no Aeroporto Municipal Francisco Álvares de Assis (Aeroporto da Serrinha), após um repórter embarcar em uma aeronave, com a réplica metálica de um fuzil AR-15 na bagagem de mão. A reportagem foi veiculada no programa Fantástico, da Rede Globo, no último domingo, 10 de janeiro. A bagagem de mão do repórter passou pela inspeção manual sem que o objeto fosse descoberto. A matéria foi gravada entre o Natal e o Réveillon.

A assessoria de comunicação da Anac informa que os inspetores do órgão deslocaram-se para Juiz de Fora ainda nesta segunda-feira, 10 de janeiro, para iniciar os trabalhos. Segundo a agência, o resultado da inspeção só será divulgado após ser concluído e comunicado ao administrador do aeroporto. Não há previsão para o término da vistoria. A Anac salienta que o Serrinha recebe voos regulares feitos com aeronaves entre 30 e 60 assentos e, por essa razão, é obrigatória a utilização de pórtico detector de metais e a inspeção manual de bagagens.

Segundo a reportagem, a inspeção manual chegou a ser feita, já que o aeroporto não possui raio X. A execução do procedimento foi confirmada pelo gerente do aeroporto, funcionário da Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico (Sinart), Cipriano Magno de Oliveira, que assumiu o cargo no início deste ano, após a gravação das imagens. Ele afirma que haverá uma investigação interna, a fim de apurar o que realmente ocorreu. A princípio, Oliveira diz não poder afirmar se houve um equívoco no momento da inspeção da bagagem. "Se houve um erro, foi pessoal e não de segurança. O procedimento foi feito corretamente. Todo mundo é sujeito a erros."

Oliveira acredita que o objeto deveria estar camuflado na mala, já que o repórter teria a intenção de fazê-lo passar pela revista. "A inspeção foi feita, mas a agente de proteção não observou o objeto, não conseguiu ver." Mesmo com o flagrante, o gerente afirma que o aeroporto é seguro. "A segurança existe. Os profissionais estão em constante familiarização com os procedimentos e têm instruções de período em período. Todos os funcionários fazem um curso básico e são treinados."

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) afirma, em nota à imprensa, que a segurança do Aeroporto da Serrinha é responsabilidade da Sinart, que segue as normas da Anac. O Executivo argumenta que, segundo a Instrução de Aviação Civil (IAC) 107-1004A, que trata do controle de acesso às áreas restritas de aeródromos civis brasileiros, os aeroportos com número de passageiros entre 31 e 60 não necessitam de inspeção da bagagem de mão por raio X. A funcionária que fez a inspeção foi orientada do procedimento pelo chefe de segurança do Serrinha.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

http://www.acessa.com/cidade/arquivo/noticias/2011/01/10-aeroporto/