Terça-feira, 6 de dezembro de 2011, atualizada às 18h40

Operação investiga rombos no Fisco de mais de R$ 50 milhões envolvendo empresas de JF

Jorge Júnior
Repórter
operacao

Foi deflagrada nesta terça-feira, dia 6 de dezembro, a operação Bodas de Pérola, nas cidades de Juiz de Fora e Rio de Janeiro. De acordo com o delegado fiscal da Receita Federal, Paulo Nogueira, a ação teve o objetivo de identificar esquemas de nove empresas, de um grupo familiar, que há trinta anos, sonegava impostos e enriquecia ilicitamente. A ação focou em buscar ativos em nomes de terceiros.

De acordo com Nogueira, o grupo seria responsável por um volume de tributários em aberto que somam mais de R$ 50 milhões. "O grupo usava estratégias de criar e comprar sucessivas empresas, deixando-as endividadas e descapitalizadas." Ainda segundo o delegado, tais empresas eram encerradas irregularmente. "Sempre que uma firma ia à falência, entrava outra no lugar, com nome das mesmas pessoas, em alguns casos, com localização nos mesmos endereços e oferecendo os mesmos serviços."

Durante a ação, três mandados de prisão foram expedidos nos bairros Granbery e Morro da Glória (ver mapas) e o outro no Rio de Janeiro. "As empresas ofereciam trabalhos no setor de refrigerante e transporte de pessoas." Foram apreendidas joias, que já estão sob custódia da Caixa Econômica Federal, além de documentos lacrados, que serão avaliados após a soltura dos indivíduos, que estão prestando depoimentos na 4ª Região Integrada de Segurança Pública. A operação externa teve participação de 37 fiscais, 27 policiais militares e quatro policiais civis. Os fraudadores tiveram mandato de prisão provisória de cinco dias.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken