Algumas pessoas nascem com o dom de espalhar a alegria e escrevem o próprio nome na história. É o caso de José Carlos Passos, o Zé Kodak, o eterno General da Banda Daki.
Ele se foi durante a pandemia, mas a sensação que todos que o conhecemos temos é de que estará eternamente presente no Calçadão da rua Halfeld, no balcão da loja na galeria, no café que tanto gostava…
Homem simples, generoso e com uma alegria contagiante, Zé Kodak colecionava histórias curiosas! A começar pelo apelido. Desde muito jovem ele trabalhava com o comércio e se destacou com uma loja de material fotográfico numa das galerias da rua Halfeld.
Ele vendia produtos da marca internacional. No carnaval, organizava bingos para ajudar a então Escola de Samba, hoje bloco, Domésticas de Luxo. Os interessados em comprar cartelas usavam como referência a loja do Zé, da Kodak. Aos poucos, foi abreviado para Zé Kodak, apelido que se tornou definitivo.
O curioso é que algumas pessoas nunca souberam o nome dele. Zé se divertia ao contar que a mãe dele, D. Josefina Calixto Passos, atendia o telefone no apartamento onde os dois moravam e, quando alguém perguntava se o "Zé Kodak" estava, ela respondia, educada, que sim, ele estava, mas que o nome dele era José Carlos Passos!
Cidadão de fora
Quem via o amor e a dedicação do comerciante pelo carnaval de Juiz de Fora, imaginava que ele era nascido aqui. Mas, José Carlos nasceu em Bicas, em 1946, sendo o penúltimo de sete filhos de dona Josefina e João Garcia Passos, dono de um armazém.
A família se mudou para Juiz de Fora quando o Zé era adolescente. Todos sempre gostaram muito de carnaval. E deram sorte! O novo endereço era no bairro São Mateus, perto da quadra das Domésticas de Luxo.
Banda Daki
Em 1972, um grupo de amigos se uniu e criou a Banda Daki. Num dia, em pleno carnaval, Zé trabalhava no comércio e ouviu o ritmo alegre de um bloco. Deixou a galeria onde ficava a loja na qual ele trabalhava na época e foi ver de perto. Foi amor à primeira vista!
Ele passou a integrar o bloco e assumiu a organização em 1979, quando os organizadores se dispersaram, cada um seguindo seu caminho. Desde então, foram muitos anos de luta e dedicação para manter a Banda Daki desfilando nos sábados de carnaval.
A legião de foliões esperava ansiosa o comando do General para se divertir ao som de marchinhas de carnaval. E ele se esmerava no traje e na organização.
Em 2014, conversando com foliões sobre como seria a Banda sem o Zé Kodak, a maioria disse que o bloco não existiria mais. Só que o General tinha opinião diferente. Ele dizia que, quando não estivesse mais por aqui, outras pessoas apaixonadas pelo bloco o levariam adiante.
E estava certo! Depois da notícia estarrecedora de que José Carlos Passos tinha sofrido um ataque cardíaco depois de sobreviver aos sintomas da Covid-19 e se preparar para ter alta do hospital, parecia o fim da Banda.
Mas, o jornalista Nélson Júnior, o sobrinho do Zé Kodak, Luiz Gustavo Passos, e outros amigos se uniram para manter o bloco. E, depois da pandemia, finalmente a Banda Daki vai voltar a encantar os foliões neste sábado de carnaval.
Zé costumava dizer que tinha tido o privilégio de receber as maiores homenagens de Juiz de Fora (Título de Cidadão Honorário e Comenda Henrique Halfeld) quando a mãe ainda estava viva e pôde comemorar com ele.
Além do reconhecimento oficial, foram muitas homenagens feitas pelos blocos e escolas de samba de toda a região. E elas continuam! Hoje, 17/02, a prefeitura de Juiz de Fora inaugura uma estátua no Largo do Riachuelo, berço da Banda. Feita pelo artista plástico Yure Mendes.
O Bloco Pintinho de Ouro desfila hoje também, às 16h, exaltando a história do General da Banda Daki. E, amanhã, a Banda volta à avenida Rio Branco, a partir de 11h. Com uma diferença. Em vez de percorrer o centro da cidade, os foliões vão ficar concentrados no Largo do Riachuelo.
Em todos esses eventos, tenho certeza de que a presença do Zé Kodak vai ser sentida. Pelo menos, no coração de todos que conheceram um dos nomes mais famosos do carnaval de Juiz de Fora.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!