Será enterrado às 16h desta sexta-feira (17), o corpo da educadora Thereza de Azevedo Leite. Ela morreu na noite desta quinta-feira (16) aos 89 anos. Dona Thereza, como era chamada, estava internada nas últimas semanas no Hospital da Unimed.
Ela se notabilizou em Juiz de Fora pela dedicação à educação e pela sua atuação em defesa dos direitos da mulher.
Thereza construiu uma brilhante carreira como educadora, além de ter promovido movimentos relevantes a favor da mulher.
A professora nasceu em 1934, no Rio de Janeiro, e, desde 1952, residia em Juiz de Fora, onde se casou e teve cinco filhos.
A professora iniciou suas atividades como educadora, ganhando destaque no município com seus princípios baseados na Educação Transformadora.
Em 1970, Thereza conseguiu anexar seus conhecimentos de Educação Popular à rede estadual de ensino. No mesmo ano, foi responsável pela fundação do Colégio Magister, instituição de referência na cidade.
Desde 1975, a educadora fazia parte da militância feminista, sendo uma das fundadoras da primeira entidade feminista de Minas Gerais, o Centro da Mulher Mineira.
Como militante feminista, Thereza ministrou cursos e palestras, além de ter participado de congressos internacionais.
Atuou como secretária Municipal de Educação de Juiz de Fora, de 1993 a 1996, na primeira administração do prefeito Custódio Mattos.
Leia mais em Ricardo Ribeiro
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!