O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) disponibilizou atualização sobre a operação da Equipe Multidisciplinar Brasileira no atendimento às vítimas de terremoto na Turquia.
Nesta quarta-feira, 22, foi o décimo-segundo dia em campo dos bombeiros militares mineiros naquele país.
Esta semana, um novo tremor - 6,4 na escala Richter - foi registrado. Os bombeiros militares, então, se mobilizaram para atendimento à população, principalmente no distrito de Samdamag, a 30 quilômetros de Hatay e a 30 quilômetros da Síria.
Edifícios que já estavam parcialmente prejudicados pelo primeiro sismo acabaram cedendo de vez, o que provocou a obstrução de vias. De acordo com a Afad (Autoridade de Gestão de Emergências e Desastres), foram registrados 200 feridos e três mortes.
Ao todo, nove sítios foram verificados pela equipe brasileira.
Conforme nota divulgada pelo CBMMG por meio de sua Sala de Imprensa, a cidade turca está praticamente vazia. Autoridades locais confirmam que, em maioria, os moradores foram retirados, o que fundamenta registro considerado baixo de óbitos e feridos. Permanecem em Samdamag diversas equipes de resgate do país e também forte presença do Exército turco. As equipes internacionais, por outro lado, já foram desmobilizadas.
Vale ressaltar que é a Defesa Civil Nacional da Turquia o órgão responsável por gerenciar empenhos emergenciais das equipes de apoio vindas de outros países.
Leia mais em Ricardo Ribeiro
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!