Na última segunda-feira, 27 de fevereiro, diversos materiais, que seriam usados para a construção da 4ª adutora de água de Juiz de Fora, foram furtados. Todo o material pertencia a Construtora Elevação, que ganhou o contrato 011/2001 da CESAMA, através de concorrência pública, para fazer a obra.
Segundo relato feito à Polícia Militar, todo o material estava armazenado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União Indústria, no bairro Granjas Bethel, local fechado e protegido por vigilância. Ainda segundo o BO, não havia sinais de arrombamento no local.
O mais estranho é que o material furtado não poderia ser carregado pelas mãos e sim por um veículo mais pesado, como um caminhão, por exemplo.
Foram levados:
- 16-br tubo fofo dn 1200x7,00 m;
- 09 br tubo fofo dn 900x7,00 m;
- 02 unidades de luva junta mecãnica dn 600 mm;
- 01 unidade de luva junta mecânica dn 900 mm;
- 02 unidades de junta desmontagem dn 800 mm;
- 01 unidade de junta desmontagem dn 900 mm;
- 02 unidades de junta desmontagem dn 600 mm;-
- 01 unidade de junta desmontagem dn 1200 mm;
- 01 unidade de válvula borboleta dn 1200 mm;-
- 01 unidade de válvula borboleta dn 900 mm;
- 03 unidades de válvula borboleta dn 800 mm;
- 02 unidades de válvula borboleta dn 600 mm;
- 06 unidades de registro flagelado dn 200 mm;
- 01 unidade de extremidade bolsa flange dn 800 ;
- 02 unidade de extremidade bolsa flange dn 600 ;
- 04 unidadess redução bolsa dn 800 mm x 600mm.
Orçada em cerca de R$ 35 milhões, a quarta adutora irá ampliar a capacidade de transporte de água entre as unidades da Cesama e a região central, reforçando o sistema e proporcionando, ainda, maior estabilidade para o abastecimento de toda a cidade. A nova tubulação também será uma alternativa à segunda adutora, construída em 1970, que liga a Estação de Tratamento de Água (ETA) Marechal Castelo Branco ao Centro. Essa segunda adutora foi a responsável por todo o problema de desabastecimento registrado esta semana na cidade quando parte de sua tubulação rompeu, levando um enorme vazamento de água no sistema. Parte da cidade ainda segue com problema de abastecimento.
A Cesama não se pronunciou sobre o furto. Já a construtora Elevação disse o seguinte:
“Houve, de fato, a ocorrência de furtos de materiais que estavam destinados para a conclusão das obras da Quarta Adutora, conforme registrado no Boletim de Ocorrência.
Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas e, por hora, para não prejudicar as investigações já em curso, a Construtora Elevação não tem pronunciamentos complementares a fazer”, fecha a nota.
Leia mais em Ricardo Ribeiro
Tags:
Furto de água
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!