A deputada federal Ione Barbosa (Avante) está encaminhando um ofício à Prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, em que a Polícia Militar se compromete a usar o imóvel na Praça Áureo Gomes Carneiro, no bairro Grama, Zona Nordeste da cidade como ponto de apoio da PM.
Naquele local funcionava um posto policial, desativado há algum tempo e que foi cedido, recentemente, pela Prefeitura de Juiz de Fora à Associação Regional de Cooperação Agrícola da Zona da Mata (ARCA-ZM).
Moradores fizeram um abaixo-assinado e alegam que não foram consultados sobre a mudança já que afirmam terem ajudado na construção e manutenção do imóvel. Ao mesmo tempo, entendem que o ponto está instalado de forma estratégica podendo contribuir para ações preventivas de segurança nos bairros do entorno.
A deputada federal esteve reunida na última segunda-feira, 10, com a prefeita Margarida que teria reafirmado a intenção de manter o imóvel com a ARC por respeitar os direitos adquiridos pela Associação, mas prometeu estudar o caso.
No ofício, Ione Barbosa, conseguiu o compromisso assinado do comandante da 4ª Região de Polícia Militar, Marco Aurélio Zancanela e também do chefe de Estado Maior da 4ª RPM, Silas Florenzano, de que farão dali um ponto de apoio da PM para confecção de boletim de ocorrência.
Veja abaixo a nota da Prefeitura na íntegra:
Sobre o uso de imóvel pertencente ao município localizado na Praça Áureo Gomes Carneiro, no bairro Grama, a Prefeitura de Juiz de Fora informa:
1. o referido prédio encontra-se há quatro anos desocupado e sem qualquer tipo de utilização, desde que o posto da Polícia Militar que ali operava foi desativado;
2. em face desse cenário, a Prefeitura de Juiz de Fora publicou edital para seleção de candidatos para o uso e ocupação do imóvel. Foi esse processo que garantiu a cessão do espaço para atividades da Associação Regional de Cooperação Agrícola da Zona da Mata (Arca-ZM)
3. ainda em relação a esse edital, a Prefeitura respeitou o prazo de dez dias para eventuais contestações ao processo, não registrando qualquer manifestação do tipo;
4. a Prefeitura participou de reunião de esclarecimento sobre o edital, em que estiveram presentes representantes políticos e lideranças comunitárias, oportunidade na qual a Arca-ZM se comprometeu a abrir mão do espaço caso a Polícia Militar decida voltar a fazer uso do local;
5. o Executivo Municipal ainda recebeu ofício da deputada federal Ione Barbosa relativo ao tema, solicitando a revisão da cessão do imóvel.
Tendo-se em vista todos esses fatos, a Prefeitura de Juiz de Fora sustenta sua disposição pelo diálogo entre todas as partes envolvidas, a fim de encontrar uma solução comum para o caso e que respeite todos os requisitos legais necessários.
Leia mais em Ricardo Ribeiro
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!