A experiência do término de um relacionamento é um atravessar mares revoltos. Você se vê diante de ondas de emoções intensas, navegando por águas desconhecidas e turbulentas. E compreender que o amor chegou ao fim pode ser doloroso, delicado e difícil.

Mas, assim como as marés mudam, os sentimentos também se transformam, e as pessoas descobrem novos caminhos que as levam para longe umas das outras.

É natural questionar: "Acabou? Não há mais esperança?" No entanto, chega um momento em que é preciso aceitar o fim da relação e começar a reconstruir a vida, fiapo por fiapo.

São muitos os motivos que podem levar ao término de um relacionamento: traição, ciúmes, descompasso sexual, falta de diálogo, discordâncias financeiras, influência de familiares ou amigos, injustiça na divisão de tarefas, fim de sentimentos bons. Cada história de amor é única, com suas próprias arestas e desafios.

Por vezes, o término de um relacionamento é encarado como uma derrota pessoal, como se fosse um fracasso. No entanto, é essencial compreender que o fim de uma relação não define quem somos.

Se você explorou todas as alternativas, teve conversas honestas e deu tempo suficiente para possíveis mudanças, em você e na outra pessoa, e mesmo assim, a relação não se sustentou. É hora de tocar a vida pra frente!

Neste momento, é fundamental cuidar de si mesmo. Permita-se sentir todas as emoções que surgem nesse processo: a tristeza, a raiva, a frustração. Mas não fique nesse movimento por tanto tempo.

Busque apoio em amigos, familiares ou em um profissional de saúde mental. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), abordagem com a qual trabalho, pode ser especialmente útil para ajudá-lo a lidar com esses sentimentos e a reconstruir sua vida de maneira saudável.

Lembre-se de que o término de um relacionamento não é o fim do mundo. É o fechamento de um capítulo que permite abrir espaço para novas oportunidades, crescimento pessoal e aprendizado.

Ao invés de se deter no passado, olhe para o futuro com esperança e confiança. Você é capaz de superar essa fase e construir uma vida plena e significativa, mesmo após as tempestades emocionais.

Para mais orientações sobre como lidar com a sua saúde emocional, ansiedade, ter mais autoestima, melhorar seus relacionamentos, combater o estresse e garantir mais qualidade de vida mental, me siga no perfil do Instagram @telmaelisa.psi e aqui nesta coluna todas às quintas-feiras.

Tatiana by Getty Images - Coração

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!

COMENTÁRIOS: