Retomar a vida amorosa depois de um término pode ser muito difícil. Um rompimento de uma vida a dois, pode deixar a vida sem rumo, sem perspectivas, sem sensação de conseguir visualizar o futuro, né?
“Já que acabou aquela história, que eu jurava ser pra sempre, eu não acredito mais em nada, não vou mais me apaixonar”, muitos dizem.

A separação, especialmente de um relacionamento significativo, é um dos desafios emocionais mais difíceis que podemos enfrentar. É um luto amoroso.

Mas por que é tão difícil se separar?

Essa dificuldade está profundamente enraizada na nossa necessidade humana de conexão e apego. Quando nos envolvemos em um relacionamento, criamos laços emocionais intensos que nos proporcionam segurança e conforto.

Cortar esses laços provoca uma dor intensa porque estamos perdendo não apenas a presença física do outro, mas também os sonhos, planos e a rotina compartilhada. Além disso, nosso cérebro responde a essa perda de maneira similar à dor física, intensificando ainda mais o sofrimento emocional.

Cada pessoa vivencia esse processo de maneira única, e não há um tempo específico para "superar" a separação. É fundamental sentir, deixar fluir e processar essas emoções, sem se pressionar para seguir em frente rapidamente.

O recomeço é um processo gradual que envolve autoconhecimento e autocuidado.Reconhecer suas emoções sem julgamentos. Chorar, sentir raiva ou tristeza faz parte desse momento. Compartilhar sua dor com quem você confia pode ajudar a aliviar a dor e proporcionar novas perspectivas de vida nova.

É muito importante se reconectar consigo mesmo, reconstruir sua autoestima. E então deixar, a impulsividade de querer resolver tudo rápido e de uma só vez pra lá. Dê tempo ao tempo. Não tome decisões das quais você possa se arrepender logo depois, pois a sua visão pode estar nublada pela dor inicial.

Cuide-se, faça bem a si mesma, aproveite a sua própria presença. Se você não conseguir estar a sós com você mesma, se observar, se valorizar, não estará pronta para estar com outro alguém.
Retomar a vida amorosa após uma separação não é uma tarefa simples. Lembre-se de que cada novo relacionamento é uma oportunidade de aprendizado e crescimento.

Se você está passando por essa fase, lembre-se de que não está sozinha ou sozinho. Busque ajuda de profissionais de psicologia que possam realmente te ajudar.

Para mais orientações sobre como lidar com a sua saúde emocional, ansiedade, ter mais autoestima, melhorar seus relacionamentos, combater o estresse e garantir mais qualidade de vida mental, me siga no perfil do Instagram @telmaelisa.psi e aqui nesta coluna todas às quintas-feiras.

ACESSA.com - Aromaterapia no autocuidado da mulher

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!
imagem-colunista

Telma Elisa

Saúde Mental

Psicóloga e também jornalista, formada pela UFJF, Telma Elisa é especialista em comunicação assertiva e não-violenta, também pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) pela PUC. Tem competência para te ajudar a lidar com ansiedade, relacionamentos, transtornos, e a desenvolver habilidades sociais para que seja possível levar uma vida mais plena.

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal www.acessa.com

COMENTÁRIOS: