SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O documentário "On the Adamant", dirigido pelo cineasta francês Nicolas Philibert, levou o Urso de Ouro de melhor filme e foi o grande vencedor do 73º Festival de Berlim.
O título ainda não tem tradução ou data de estreia no Brasil. O longa acompanha um centro de saúde mental que funciona em uma estrutura flutuante no rio Sena, em Paris, na França. O local recebe adultos que sofrem de transtornos mentais. A vitória foi considerada uma surpresa entre os competidores.
Os ganhadores da mostra de cinema deste ano foram anunciados neste sábado, dia 25. "Mal Viver", dirigido pelo português João Canijo, levou o escolhido pelo júri, presidido pela atriz Kristen Stewart. Já o alemão Christian Petzold levou o Grande Prêmio do Júri por "Roter Himmel".
Outros vencedores incluem o francês Philippe Garrel, que ganhou o Urso de Prata de melhor diretor por seu último filme, "Le Grand Chariot", e dedicou o prêmio ao cineasta Jean-Luc Godard, que morreu no ano passado.
A atriz espanhola Sofía Ortero, de apenas nove anos, recebeu o prêmio de melhor atuação por "20.000 Especies de Abejas", de Estibaliz Urresola Solaguren.
Conheça os vencedores da competição principal do Festival de Berlim deste ano a seguir.
*Urso de Ouro*
"On the Adamant", de Nicolas Philibert
*Grande Prêmio do Júri*
"Roter Himmel", de Christian Petzold
*Prêmio do júri*
"Mal Viver", de João Canijo
*Melhor direção*
"Le Grand Chariot", de Philippe Garrel
*Melhor roteiro*
"Music", de Angela Schanelec
*Melhor atuação principal*
Sofía Otero, por "20.000 Espécies de Abelhas", de Estibaliz Urresola Solaguren
*Melhor atuação coadjuvante*
Thea Ehre, por "Till the End of the Night", de Christoph Hochhäusler
*Melhor contribuição artística*
Hélène Louvart pela fotografia de "Disco Boy", de Giacomo Abbruzzese
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!