SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O sindicato de roteiristas de Hollywood pretende permitir que roteiros possam ser escritos com auxílio da inteligência artificial desde que isso não afete os créditos dos escritores.
De acordo com o site Variety, a associação já havia indicado que pretende regulamentar o uso de IA no processo de escrita, uma vez que esse mecanismo tem deixado escritores inquietos. Alguns deles acham que podem perder empregos com a chegada de ferramentas como o ChatGPT.
A ferramenta é capaz de entender linguagem e gerar uma resposta semelhante ao fruto do intelecto humano após receber um pedido, podendo ser usado, inclusive, para redigir artigos.
A proposta da associação permitiria que escritores possam usar o ChatGPT para ajudar a escrever um roteiro sem ter que compartilhar o crédito de escrita.
Além disso, um estúdio poderia entregar ao escritor um roteiro gerado por IA para que ele reescreva ou faça melhorias. Nesse caso, o escritor continuaria sendo considerado o autor principal da obra.
A proposta, no entanto, não inclui o cenário em que um programa de inteligência artificial possa escrever um script inteiramente por conta própria, sem a ajuda de uma pessoa.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!