SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Morreu neste sábado (22) o comediante Barry Humphries, que ficou conhecido por criar a drag queen Dame Edna Everage, aos 89 anos. Ele estava internado num hospital em Sydney, na Austrália, depois de passar por uma cirurgia no quadril e sofrer complicações, em decorrência de uma queda em fevereiro.

Fenômeno da televisão britânica entre os anos 1970 e 1980, o artista apresentou, com a personagem, o programa Dame Edna Everage Experience, em que entrevistava celebridades de forma debochada e cômica, distante do padrão mais sisudo dos talk shows americanos que faziam sucesso na época.

Apesar de ter nascido na Austrália, Humphries fez carreira em Londres, para onde se mudou em 1959. Na capital britânica, estrelou espetáculos na West End, versão local da Broadway, e impulsionou toda uma geração de humoristas britânicos, inspirado pelo absurdismo e o dadaísmo.

Em declaração enviada à imprensa, sua família afirmou que o comediante estava lúcido até o fim, sem perder sua mente brilhante, sua sagacidade única e seu espírito generoso. "Os personagens que causaram risadas em milhões continuarão vivendo", diz ainda o comunicado.

Além de Dame Edna, uma dona de casa originalmente criada para satirizar a vida nos subúrbios, Humphries também concebeu e interpretou Sir Les Patterson, extremo oposto da drag queen.

Entre suas criações para a TV, o cinema e as páginas estão ainda o cavalheiro Sandy Stone, o cineasta underground Martin Agrippa, o acadêmico Neil Singleton, o sindicalista Lance Boyle, o marchand Morrie O'Connor, o magnata caído em ostracismo Owen Steele e o festeiro Barry McKenzie.

No fim dos anos 1990, o Dame Edna Experience foi exibido no Brasil pelo Multishow. Pelo programa de entrevistas passaram nomes como o ator Sean Connery e o cantor Cliff Richard.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!