GRAMADO, RS (FOLHAPRESS) - Marcelo Garcia, filho da atriz Léa Garcia, recebeu nesta terça-feira, dia 15, no Festival de Cinema de Gramado o prêmio que seria entregue à sua mãe, que morreu pela manhã aos 90 anos após um infarto agudo do miocárdio.

A artista seria homenageada por toda sua obra com o prêmio Oscarito, às 20h. A organização do evento havia decidido adiar a homenagem, mas Marcelo optou por subir no palco do Palácio dos Festivais em deferência à mãe. Emocionado, de roupa branca e óculos escuros, disse que jamais dormiria tranquilo se não recebesse o prêmio.

"As pessoas queriam parar o festival, eu falei 'não', é o desejo dela. Léa nasceu no palco, ela ama o palco, ama o teatro, ama o TV, o cinema", afirmou. "Ela deixa um legado a muitos que estão começando, aos que guerrearam, que guerreiam, a nós da cultura. Eu só tenho uma coisa a falar que ela falaria: não desistam!, não desistam!"

Léa estava na cidade desde sábado e compareceu a estreias do festival, como a do novo filme de Kleber Mendonça Filho, "Retratos Fantasmas". Sentou ao lado de Laura Cardoso, que vai receber a mesma honraria destinada à atriz na sexta-feira (18).

Em Gramado, Léa recebeu o Kikito, prêmio máximo do festival, pelo trabalho nos filmes "Filhas do Vento", "Hoje tem Ragu" e "Acalanto".

"Me consolei pensando que ela partiu num lugar em que era muito prestigiada", afirmou à reportagem a atriz Letícia Colin. "Poxa, ganhar quatro Kikitos... Espero que seus momentos aqui tenham sido muito agradáveis, Gramado era especial para ela."


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!