SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Teatro da Vertigem lançou nesta terça-feira (6) uma campanha para arrecadar recursos e evitar o fechamento de sua sede, localizada no Bexiga, região central de São Paulo.

"Causada por dificuldades financeiras, existe hoje uma dívida acumulada com aluguéis e os proprietários não aceitam esperar mais tempo para a sua quitação", diz a companhia, nas redes sociais.

"Infelizmente, caso a situação não se reverta, a sede do Vertigem será fechada e com ela todo o acervo se perderá, pois não há mais local físico para armazená-lo."

Como a Folha de S.Paulo mostrou, o grupo, que tem mais de 30 anos de existência, enfrenta dificuldades financeiras e já acumula R$ 90 mil em dívidas pela falta de pagamento do aluguel do espaço.

Surgido no início dos anos 1990, com seus integrantes saídos do ambiente acadêmico da USP, o Teatro da Vertigem sempre enfrentou adversidades ao longo de sua história. O grupo é conhecido por apresentar as suas peças não em teatros tradicionais, mas em locais da cidade.

Em 1995, eles usaram a estrutura do Hospital Humberto Primo para narrar "O Livro de Jó", enquanto em 2006 encenaram a montagem "BR 3" nas águas do rio Tietê.

Desde 2017, porém, a companhia afirma que a situação financeira começou a se agravar porque os programas de incentivo às artes cênicas foram rareando. Ao mesmo tempo, eles foram perdendo patrocínio e apoio.

O último trabalho apresentado pelo grupo foi "Agropeça", encenado no ano passado no Sesc Pompeia. Pela produção, a companhia recebeu quatro indicações ao Prêmio Shell de Teatro.

Antes de lançar a campanha online, o Teatro da Vertigem chegou a tomar outras medidas, como a venda de equipamentos do grupo e inscrições em editais de apoio à cultura. As ações, contudo, têm sido insuficientes.

A preocupação dos integrantes é também com o acervo de mais de 30 anos de trabalho, já que sem a sede, hoje situada no número 240 da rua Treze de Maio, não há outro espaço físico para colocar os materiais do grupo.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!