Quarta-feira, 09 de abril de 2008, atualizada ?s 16h30

Juizforanos participam da I Confer?ncia GLBT de Minas



Daniele Gruppi
Rep?rter

Cerca de 30 juizforanos seguem para Belo Horizonte, nesta sexta-feira, dia 11, com o objetivo de participar das discuss?es sobre direitos humanos para a popula??o de gays, l?sbicas, bissexuais, travesti e transexuais. Eles v?o participar da I Confer?ncia Estadual GLBT, que come?a nesta sexta-feira, dia 11 de abril e se estende at? o s?bado, dia 12 de abril.

O presidente do Movimento Gay de Minas Gerias (MGM), Oswaldo Braga, entretanto demonstra uma preocupa??o. "O transporte seria custeado pela Prefeitura de Juiz de Fora. Com o mandado de pris?o do prefeito Alberto Bejani, acusado pela Opera??o Pas?rgada de envolvimento em fraudes, n?o sabemos como a situa??o vai ficar. Mas, estamos inscritosa e vamos participar".

Segundo Oswaldo Braga, o grupo vai levar 40 propostas que foram debatidas no evento regional, que aconteceu no ?ltimo final de semana, em Barbacena. "Os assustos se referem aos direitos humanos, justi?a, seguran?a p?blica, sa?de e educa??o. Fizemos tamb?m um recorte geracional, ou seja, propostas para a terceira idade e juventude".

Durante a Confer?ncia v?o ser elaborados planos de pol?ticas p?blicas para o segmento GLBT para depois serem contemplados no encontro nacional, cuja data marcada ? 6 e 8 de junho, em Bras?lia. "Essas a?es s?o voltadas para o Programa Brasil sem Homofobia, uma conquista da sociedade civil", ressalta.

Oswaldo Braga afirma que o p?blico GLBT enfrenta problemas no acesso aos servi?os e diz que o segmento sofre preconceitos. "O grupo fica sujeiro ? vulnerabilidade pela dificuldade de serem atendidos e entendidos. As pol?ticas p?blicas t?m resultado imediato e as provid?ncias que s?o tomadas a partir delas culminam em melhores condi?es de vida para a popula??o".