Come?a a maratona de provas para o Vestibular Federal e particulares realizam provas em dezembro. Algumas estendem at? janeiro e realizam mais de um processo seletivo para preencherem vagas

Ludmila Gusman
Editora Geral
04/12/2007
O ano todo de prepara??o para conseguir uma vaga entre uma das doze faculdades instaladas em Juiz de Fora, incluindo as particulares e a Federal. S?o quase 150 cursos dispon?veis na cidade, alguns deles in?ditos como os cursos de Teologia oferecido no Ces, t?cnicos de design gr?fico, tecnologia e gest?o de recursos humanos da Est?cio de S?, Biomedicina e Medicina Veterin?ria da Unipac, est?tica, gastronomia, agroneg?cios e produ??o audiovisual da Universo, entre outros. Cursos como Direito, Comunica??o, Psicologia, Economia est?o presentes em quase todas as faculdades.

A Universidade Federal de Juiz de Fora tamb?m vai oferecer em breve novos cursos, j? que o governo aprovou a proposta do Reuni. Entre eles est?o os cursos de Nutri??o (diurno e noturno), bacharelado em artes, em ci?ncias, em humanidades, m?sica e gradua??o em engenharia sanit?ria, engenharia ambiental e engenharia computacional. A implanta??o deve ocorrer a partir do pr?ximo vestibular e nos pr?ximos cinco anos. A Federal ainda prev? a amplia??o de vagas para os cursos de Medicina (20), Odontologia (20), Farm?cia (20), Ci?ncias biol?gicas (10), considerados um dos cursos mais concorridos.

A maioria das faculdades particulares realiza mais de um vestibular. Portanto, quem ainda n?o se inscreveu nos primeiros processos seletivos pode garantir sua vaga at? janeiro quando, possivelmente, v?o abrir novos processos seletivos, para completar as vagas dispon?veis. H? faculdades tamb?m que oferecem duas op?es. O aluno opta pela primeira e se n?o obtiver o resultado desejado pode fazer op??o por um segundo curso da institui??o.

Com base nas p?ginas da internet em cada uma das faculdades, disponibilizamos uma "agenda" enumerando todas as datas dos vestibulares em Juiz de Fora neste m?s de dezembro. As provas come?am j? nesta primeira semana . H? faculdades que ainda est?o aceitando inscri?es. Veja nos quadros abaixo:

Centro de Ensino Superior - Ces

O Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (Ces) foi uma das primeiras faculdades a realizar o processo seletivo, neste m?s de dezembro. As provas aconteceram na ?ltima segunda-feira, dia 03. Est?o dispon?veis cerca de 1200 vagas distribu?das em 14 cursos: Arquitetura e Urbanismo, Ci?ncias Biol?gicas, Ci?ncias/Matem?tica, Comunica??o Social, Engenharia de Telecomunica?es, Filosofia, Fonoaudiologia, Geografia, Hist?ria, Inform?tica, Letras, Pedagogia, Psicologia e Teologia

Inscri??o: fim do prazo
Vestibular: provas aplicadas no dia 03 de dezembro
Total de cursos: 14

Machado Sobrinho

A institui??o oferece vagas para os cursos de Administra??o e Ci?ncias Cont?beis. Para gradua??o tecnol?gica tem vagas para Gest?o Comercial (com ?nfase no setor de Bares e Restaurantes), Gest?o Financeira (com ?nfase no setor Banc?rio), Marketing (com ?nfase no setor de Varejo) e Sistemas para Internet. As inscri?es pode ser feitas somente pela internte at? o dia 14 de dezembro. O candidato dever? preencher formul?rio de inscri??o. No caso de d?vidas dever? entrar em contato com a Faculdade.

Inscri??o: at? 14 de dezembro
Provas: dia 15 de dezembro
Total de cursos: 06

Faculdade Est?cio de S?
Na Faculdade Est?cio de S? as inscri?es v?o at? dia 14 de dezembro e as provas acontecem no dia seguinte, s?bado, dia 15.

H? vagas 12 cursos entre gradua??o tradicional e tecnol?gica. Este ano, a faculdade oferecer novas op?es como o curso de Design Gr?fico, Design de Moda e Odontologia. H? ainda op?es para: Administra??o, Comunica??o Social com habilita??o em jornalismo e publicidade, Direito, Educa??o F?sica, Enfermagem. Fisioterapia, Turismo, Tecnologia em Gest?o de Recursos Humanos e Tecnologia em Redes de Computadores. A faculdade ainda est? aguardando autoriza??o para os cursos de: Administra??o Habilita??o em Marketing, Administra??o Habilita??o em Com?rcio Exterior e Administra??o Habilita??o em Gest?o de Sistemas de Informa??o.

Inscri??o: at? dia 14 de dezembro
Provas: dia 15 de dezembro
Total de cursos: 12

Faculdade Metodista Granbery

A Faculdade Metodista Granbery oferece vagas nos cursos de Administra??o, Direito, Educa??o F?sica, Educa??o F?sica licenciatura, Pedagogia e Sistemas de Informa??o. As provas acontecem no dia 09 de dezembro

Inscri??o: at? dia 06 de dezembro
Provas: dia 09 de dezembro
Total de cursos: 06

Sociedade Universit?ria para o Ensino M?dico - Suprema

A Faculdade Suprema tem vagas nos curso de Farm?cia (Bacharelado), Enfermagem (Bacharelado) Fisioterapia (Bacharelado), Medicina (Bacharelado) e Odontologia (Bacharelado).

Inscri??o: a ser divulgada nos pr?ximos dias
Provas: a ser divulgada nos pr?ximos dias
Total de cursos: 05

Vianna Junior

O Instituto Vianna J?nior oferece vagas nos cursos de Administra??o, Direitos, Ci?ncias Econ?micas, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Gest?o Ambiental e Tecnologia em Desenvolvimento para a Web. O candidato pode optar por dois cursos. Caso n?o seja aprovado no primeiro, pode conseguir a vaga na segunda op??o.

Inscri??o: de 17 de dezembro a 11 de janeiro
Provas: dia 13 de janeiro
Total de cursos: 06

Universo

A Universo oferece vagas para Administra??o, An?lise de Sistemas (Sistemas de Informa??o), Ci?ncias Biol?gicas, Ci?ncias Cont?beis, Comunica??o Social ? Jornalismo, Comunica??o Social ? Publicidade e Propaganda, Design de Moda, Direito, Educa??o Art?stica, Educa??o F?sica, Enfermagem, Engenharia de Produ??o, Farm?cia, Fisioterapia, Geografia, Hist?ria, Letras - Portugu?s/Ingl?s, Letras - Portugu?s/Literatura, Matem?tica, Nutri??o, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Qu?mica e Servi?o Social. Para os curso tecnol?gicos h? vagas para: Est?tica, Gastronomia, Gest?o de Agroneg?cios, Gest?o de Turismo, Gest?o Desportiva e de Lazer, Gest?o P?blica, Neg?cios Imobili?rios, Petr?leo e G?s, Processos Gerenciais, Produ??o Audiovisual, Redes de Computadores, Seguran?a do Trabalho, Tr?nsito: Gest?o, Educa??o e Legisla??o

Inscri??o: at? 14 de dezembro
Provas: 16 de dezembro
Total de cursos: 36

Universidade Presidente Ant?nio Carlos - Unipac

A Unipac realiza vestibular para os cursos de Administra??o, Biomedicina, Comunica??o Social, Direito, Educa??o F?sica, Enfermagem, Farm?cia, Fisioterapia, Medicina Veterin?ria, Nutri??o e Medicina. Para os cursos tecnol?gicos h? vagas em Tecnologia em Administra??o P?blica, Tecnologia em Gest?o de Marketing, Tecnologia em Inform?tica Empresarial, Tecnologia em Meio Ambiente, Tecnologia em Qualidade e Produtividade, Tecnologia em Seguran?a do Trabalho. As inscri?es para os interessados em fazer o curso de medicina v?o at? dia 13 de dezembro para os demais cursos at? dia 06 de dezembro. Para os cursos Tecnol?gicos as datas de inscri??o e provas est?o encerradas.

Inscri??o: at? 13 de dezembro para o curso de medicina e para os demais cursos de gradua??o at? dia 06 de dezembro
Provas: 16 de dezembro para o curso de medicina, para os demais cursos at? dia 09 de dezembro.
Total de cursos: 17

Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Na primeira etapa, ser?o realizadas provas, no caso de quem vai faz?-las em Juiz de Fora, nas unidades do Campus da Universidade, Col?gio T?cnico Universit?rio (CTU), Col?gio de Aplica??o Jo?o XXIII, Centro de Ensino Superior (CES- Arnaldo Jansen e Campus Verbum Divinum), Unipac (Instituto de Estudos Tecnol?gicos) e Col?gio Stella Matutina. Na segunda etapa, fase em que as provas s? acontecem em Juiz de Fora, ser?o utilizados espa?os do campus da UFJF, Col?gio de Aplica??o Jo?o XXIII, Col?gio T?cnico Universit?rio (CTU) e Col?gio Cristo Redentor (Academia).

Os candidatos ao primeiro m?dulo do Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM I) far?o provas em escolas estaduais e outras unidades fora do campus. J? o PISM II ser? aplicado em alguns setores do campus e nas escolas estaduais Delfim Moreira, Duque de Caxias e Unipac (Instituto de Estudos Tecnol?gicos). As provas do PISM III ser?o aplicadas somente no campus da Universidade.

Inscri??o: fim do prazo
Provas: dias 13 e 14 de dezembro (1? etapa) dias 17 a 20 de dezembro (PISM I E II) e 03 a 06 de janeiro ? Vestibular (2? etapa) e PISM III
Total de cursos: 30

Facsum e FJF
As Faculdade do Sudeste Mineiro e a Faculdade de Juiz de Fora s?o parceiras e oferecem provas de vestibular quase todos os s?bados. A inscri??o ? gratuita e o estudante pode escolher a op??o de faz?-la via internet, no vestibular eletr?nico.

As provas acontecem at? as vagas dos curso de Administra??o de Empresas, Administra??o em Com?rcio Exterior, Administra??o em Gest?o Hoteleira, Administra??o em Marketing, Administra??o em Recursos Humanos, Administra??o em Gest?o de Sistemas de Informa??o, Ci?ncias Cont?beis, Comunica??o Social (Publicidade e Propaganda), Direito, Pedagogia e Turismo (Eventos e Hotelaria) estiverem esgotadas.

Ao todo mais de 900 vagas s?o oferecidas. As inscri?es podem ser feitas at? um dia antes da prova. Para saber detalhes sobre os dias do vestibular ? s? ligar para o telefone 3212-6610.

Inscri??o: aberta
Provas: a combinar
Total de cursos: 11

Doctum Stella Matutina

As inscri?es para o vestibular da Doctum v?o at? 14 de de dezembro. Elas podem ser feitas pela internet ou na sede da institui??o. As provas acontecem dia 16 de dezembro. A Faculdade oferece o curso de direito.

Inscri??o: at? dia 14 de dezembro
Provas: dia 16 de dezembro
Total de cursos: 01

As informa?es de cursos oferecidos, dastas dos vestibulares foram baseadas na p?gina na internet de cada institui??o