Estudantes contam o que acham que vai cair na prova Com o vestibular batendo na porta, eles contam o que esperam
com as provas e apostam na mat?ria que vai ser pedida

Marinella Souza
*Colabora??o
27/11/2007

Com a proximidade do vestibular, ? comum encontrar, nos corredores dos cursinhos, estudantes desesperados com as provas, estudando um pouco de tudo. Mas h? temas que eles apostam que estar? na prova, com certeza.

A prepara??o no decorrer do ano leva em conta esse detalhe e, ? claro, v?rias disciplinas em que o aluno n?o tem a m?nima id?ia de como estudar.

O mais recomendado ent?o, ? estudar tudo. Por mais que voc? saiba que tem coisas que v?o cair, elas podem tamb?m n?o cair e voc? correr o risco de perder uma boa chance de sair na frente do concorrente. O ideal ? se preparar o ano todo e n?o estudar na ?ltima hora. Nossa equipe deu um pulo nos cursinhos da cidade para saber o que os vestibulandos tem certeza de que vai cair no Vestibular. Leia as opini?es:

O que vai cair?
foto de Hellen e Norma Candidata ao Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM III), Hellen Amanda Cardoso acredita que hist?ria do Brasil vai ser bastante explorada. "A mat?ria do PISM vai at? o governo Lula e isso deve cair, tem que cair", torce a menina.

Sua amiga, Norma Cristina Santos da Silva, concorda com Hellen. "Com certeza eles v?o colocar alguma coisa de pol?tica atual", diz. Norma arrisca palpites em outras mat?rias."Em matem?tica deve cair polin?mios e em, geografia, com certeza vai cair algo sobre o aquecimento global, n?o se fala em outra coisa", acredita.

foto de Let?cia O aquecimento global tamb?m ? a aposta da estudante, Let?cia Milagre Teixeira, que diz estar se preparando bastante para a prova. "Na minha opini?o, o aquecimento global, equil?brio i?nico e polin?mios ser?o cobrados de alguma forma".

O professor de Geografia, Fl?vio Salgado, diz que as apostas dos alunos faz sentido. "Problemas ambientais, de forma geral, ganham dimens?o na prova. E, entre eles, o aquecimento global ? o que tem mais destaque", diz. Para que os alunos resolvam bem essa quest?o, o professor sugere que eles conhe?am a base conceitual do assunto.

foto de Felipe Experiente no vestibular, Felipe Chaves Andrade, tem uma outra certeza, al?m dos problemas ambientais. "Na prova de hist?ria sempre tem uma quest?o sobre Revolu??o Russa", revela o rapaz. Tentando vestibular pela quinta vez, Felipe diz estar se dedicando mais ?s mat?rias exatas. "Estou me dedicando muito ? f?sica e ? matem?tica", conta o estudante que pretende ingressar no curso de Farm?cia.

Seu colega, Diego Fernandes Gon?alves, est? tentando vestibular para Medicina pela primeira vez e acredita que o foco ser? conhecimentos gerais. "Eu acho que eles v?o pedir quest?es mais atuais", declara.

foto de Diego F?bio Ribeiro (no v?deo - in?cio da mat?ria), concorda com Diego. Para ele, a prova se basear? em quest?es sobre atualidades. "Eu acho que v?o aparecer quest?es sobre temas atuais, coisas que t?m sa?do nos jornais".

Aquecimento global, polin?mios, Revolu??o Russa, conhecimentos gerais... n?o importa o que vai cair, nesse momento, o fundamental ? que o candidato mantenha um bom ritmo de estudo e, sobretudo, a calma. O nervosismo pode ser o grande vil?o dessa hist?ria.

*Marinella Souza ? estudante de Jornalismo na UFJF