• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Estudantes contam o que acham que vai cair na prova Com o vestibular batendo na porta, eles contam o que esperam
    com as provas e apostam na matéria que vai ser pedida

    Marinella Souza
    *Colaboração
    27/11/2007

    Com a proximidade do vestibular, é comum encontrar, nos corredores dos cursinhos, estudantes desesperados com as provas, estudando um pouco de tudo. Mas há temas que eles apostam que estará na prova, com certeza.

    A preparação no decorrer do ano leva em conta esse detalhe e, é claro, várias disciplinas em que o aluno não tem a mínima idéia de como estudar.

    O mais recomendado então, é estudar tudo. Por mais que você saiba que tem coisas que vão cair, elas podem também não cair e você correr o risco de perder uma boa chance de sair na frente do concorrente. O ideal é se preparar o ano todo e não estudar na última hora. Nossa equipe deu um pulo nos cursinhos da cidade para saber o que os vestibulandos tem certeza de que vai cair no Vestibular. Leia as opiniões:

    O que vai cair?
    foto de Hellen e Norma Candidata ao Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM III), Hellen Amanda Cardoso acredita que história do Brasil vai ser bastante explorada. "A matéria do PISM vai até o governo Lula e isso deve cair, tem que cair", torce a menina.

    Sua amiga, Norma Cristina Santos da Silva, concorda com Hellen. "Com certeza eles vão colocar alguma coisa de política atual", diz. Norma arrisca palpites em outras matérias."Em matemática deve cair polinômios e em, geografia, com certeza vai cair algo sobre o aquecimento global, não se fala em outra coisa", acredita.

    foto de Letícia O aquecimento global também é a aposta da estudante, Letícia Milagre Teixeira, que diz estar se preparando bastante para a prova. "Na minha opinião, o aquecimento global, equilíbrio iônico e polinômios serão cobrados de alguma forma".

    O professor de Geografia, Flávio Salgado, diz que as apostas dos alunos faz sentido. "Problemas ambientais, de forma geral, ganham dimensão na prova. E, entre eles, o aquecimento global é o que tem mais destaque", diz. Para que os alunos resolvam bem essa questão, o professor sugere que eles conheçam a base conceitual do assunto.

    foto de Felipe Experiente no vestibular, Felipe Chaves Andrade, tem uma outra certeza, além dos problemas ambientais. "Na prova de história sempre tem uma questão sobre Revolução Russa", revela o rapaz. Tentando vestibular pela quinta vez, Felipe diz estar se dedicando mais às matérias exatas. "Estou me dedicando muito à física e à matemática", conta o estudante que pretende ingressar no curso de Farmácia.

    Seu colega, Diego Fernandes Gonçalves, está tentando vestibular para Medicina pela primeira vez e acredita que o foco será conhecimentos gerais. "Eu acho que eles vão pedir questões mais atuais", declara.

    foto de Diego Fábio Ribeiro (no vídeo - início da matéria), concorda com Diego. Para ele, a prova se baseará em questões sobre atualidades. "Eu acho que vão aparecer questões sobre temas atuais, coisas que têm saído nos jornais".

    Aquecimento global, polinômios, Revolução Russa, conhecimentos gerais... não importa o que vai cair, nesse momento, o fundamental é que o candidato mantenha um bom ritmo de estudo e, sobretudo, a calma. O nervosismo pode ser o grande vilão dessa história.

    *Marinella Souza é estudante de Jornalismo na UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.