A partir desta segunda-feira, (21), começa a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Em Juiz de Fora, instituições que acolhem e prestam atendimento para crianças e adolescentes com deficiência, terão uma semana com atividades e recreações voltadas para este público.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi sancionada pela Lei nº 13.585, de 26 de dezembro de 2017, com a função de sensibilizar governos e comunidades em relação às potencialidades das pessoas com deficiência e chamar a atenção para suas necessidades.

O Instituto Bruno é uma dessas instituições que irá promover e participar de ações voltadas para crianças e adolescentes nesta semana especial. Na segunda-feira, (22), cerca de 50 crianças surdocegas e com múltiplas deficiências devido à paralisia cerebral irão participar de um passeio no Independência Shopping, em um espaço recreativo, que irá proporcionar um momento de descontração e diversão. A atividade recreativa é uma iniciativa da Escola Integra.

A dona de casa, Ana Carolina Ferreira, é mãe de três crianças. Uma delas é portadora de autismo e a outra tem paralisia cerebral. Os filhos são acompanhados pelo Instituto Bruno há cerca de oito anos. Para ela, não faz sentido querer facilidades na criação dos filhos e que a relação entre eles se resume em amor, respeito, cuidado e resiliência. "Às vezes, algumas pessoas me perguntam: Como você sabe lidar com o seu filho e sabe o que ele quer se ele não fala? Eu respondo: Amor de mãe. Meu filho não precisa de palavras. Ele é uma das melhores partes que existe em mim. Vivemos em sintonia, então não é difícil. Eu amo meus filhos do jeito que eles são.

No Instituto Bruno, as crianças fazem acompanhamento ocupacional, atendimento fonoaudiológico e fisioterápico. Para Ana Carolina, há um grande aprendizado na relação com os filhos. “Meu aprendizado com eles é diário. Aprendo com eles que não é preciso falar para expressar o amor. Um toque e um olhar já é o suficiente. Aprendo que para ser bom não precisa ser igual ao outro. Cada um é bom do seu jeito e tá tudo certo.”

Para a presidente do Instituto Bruno, Carla Dias, a iniciativa do Colégio Integra em proporcionar o evento para as crianças e adolescentes portadoras de deficiência é capaz de gerar uma mudança significativa na noção das pessoas quando falamos de inclusão.

O Instituto Bruno tem atuação em Juiz de Fora há 22 anos. De acordo com a instituição, o nome, Bruno Vianna, é uma homenagem ao garoto Bruno, que ficou múltiplo deficiente por conta de sequelas de uma meningite. Diante da dificuldade da família em encontrar um local que oferecesse os serviços de acordo com a necessidade de Bruno, constatou-se que não havia atendimento especializado para crianças e jovens com múltiplas deficiências. Hoje, o Instituto atende 80 crianças e adolescentes, prestando atendimento e acompanhamento gratuito.

Durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o Instituto Bruno também promoverá, no dia 25 de agosto, às 19h30, uma Web Palestra sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Trata-se de um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

De acordo com a Presidente do Instituto Bruno, Carla Dias, o objetivo da Webpalestra é disseminar o conhecimento mais recente sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) com a palestrante Fabíola Gonçalves de Oliveira Torres, Terapeuta psicomotora, Especialista em Psicomotricidade, Especialista em Neuropsicopedagogia e Pós-graduanda em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual.

Programação APAE

Outra instituição atuante em Juiz de Fora é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A instituição atende 330 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos e já atua há 54 anos. A APAE foi fundada em 16 de junho de 1968 por um grupo de pais que buscava atendimento para seus filhos com deficiência que na época se encontravam totalmente desassistidos.

Para o coordenador geral da APAE, Heitor Araújo, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a cada ano, propõe um tema para ser divulgado e debatido, relevante para as pessoas portadoras de deficiência. “Neste ano o tema "Superar barreiras para garantir a Inclusão" nos convida discutir quais são as mudanças e adaptações que nossa sociedade deve fazer para fornecer os apoios necessários para participação e inclusão da PCDl, múltipla e autismo. É preciso um empenho da população na luta para a eliminação das barreiras a fim de garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.”

A partir deste domingo, 21, a APAE também conta com uma programação especial, como sessões de cinema, palestras e festa. Ainda de acordo com Heitor Araújo, trabalhar na instituição é um privilégio e também muita responsabilidade. Segundo ele, o aprendizado é diário com os usuários e com suas famílias e principalmente o respeito de cada usuário como protagonista, valorizando a independência e autonomia.

Confira a Programação

SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
INTELECTUAL E MÚLTIPLA 2022

Tema: “Superar barreiras para garantir a Inclusão”

21/08/22 (domingo) Abertura da Semana com vídeo no Instagram.

22/08/22(segunda-feira) Cinema
Filme: Turma da Mônica: Laços
Local: Cine Moinho Zona Norte
Horário 14:00h
Inscrição: Secretaria da APAE.

23/08/22(terça-feira)
Apae Podcast
Apresentação (13:30h)

Palestra “Superando barreiras, garantindo a Inclusão”

Palestrantes:
Flávia Barbosa - Autista, Mãe e Palestrante (14:00h)

Glaucia Coutinho Souza Tavares (ex usuária dos serviços da APAE/JF) e Rosângela Coutinho Souza Tavares (mãe de Gláucia) (15:00h).

Local: APAE/JF - Rua Custódio Tristão nº 2, Santa Terezinha

24/08/22(quarta-feira)
Apae Podcast
Apresentação (08:00h)

Cães e trilhas
Apresentação cães terapeutas
Horário: 9:00h às 11:00h

25/08/22(quinta-feira) - Balada
Horário: 17:30h às 20:30h.
Local: Rua Dr Duarte de Abreu nº 58 – Mariano Procópio (Alambik Hall).
* Usuários da APAE a partir de 14 anos.

26/08/22(sexta-feira)
Vídeo dos usuários no Instagram

Visita ao Jardim Botânico
Horário:13:00h às 16:00h
Inscrição: Secretaria da APAE

27/08/22(sábado)
Feijoada
Local: APAE/JF – Rua Custódio Tristão nº 2, Santa Terezinha
Horário: 12:00h às 15:00h (Vendas de ingressos na Secretaria da APAE).

28/08/22(domingo)
Vídeo no Instagram com os melhores momentos e encerramento da semana.

Foto: Instituto Bruno - Criança desenvolvendo o aprendizado

COMENTÁRIOS: