No contexto da construção civil, o processo de escavar é amplamente usado, por motivos diferentes e, por causa disso, a escavadeira é uma das máquinas mais usadas nesse cenário. Uma das suas principais funções, o que faz com que ela seja muito cobiçada, é a remoção de entulhos e o transporte de materiais, o que facilita a vida dos funcionários.
Entretanto, é importante saber mais adequadamente quais as suas funcionalidades, quais as diferenças entre a escavadeira e a mini escavadeira, para que ela pode ser usada, entre outros. Caso contrário, o comprador corre o risco de fazer a escolha errada no momento de comprar a sua máquina. Por isso, veja a seguir o artigo que preparamos para te ajudar nesse processo e leia até o final para conferir todas as informações.
Quais as funções de uma mini escavadeira?
A principal funcionalidade dessa máquina é realizar a escavação de terrenos, a remoção de entulhos, a preparação da terra e o transporte de materiais. Por possuir um tamanho mais compacto, ou seja, menor, ela consegue operar em locais pequenos, como, por exemplo, em solos irregulares, em fazendas e também em canteiros de obras.
Uma das principais vantagens em optar por usá-la é que, por ser mais compacta, ela agride menos o solo no qual está operando. Dessa forma, ela também é usada por paisagistas e até mesmo agricultores. Se você está em busca de mini escavadeiras à venda, saiba que elas são ideais para trabalhos que sejam em espaços menores, mas que também necessitem de agilidade.
Quais as peças que compõem a mini escavadeira?
Usando como base o modelo da mini escavadeira Yanmar - uma das marcas que mais se destacam pela qualidade nesse segmento - essa máquina é composta pelos seguintes componentes:
- Esteira: elas ficam localizadas nos lugares das rodas, são muito similares às esteiras dos tanques de guerra, que costumamos ver em filmes de época e documentários. Sua principal funcionalidade é dar mobilidade para o equipamento, especialmente na questão da marcha ré, em um espaço mais fechado.
- Braço: essa parte é dividida em dois e cada uma delas é controlada através de um pistão hidráulico que se conecta por meio de tubos e mangueiras na bomba hidráulica, que fica próxima ao motor. Há também um terceiro pistão, que se localiza próximo ao braço e serve para controlar tanto o movimento quanto a inclinação da caçamba.
- Cabine: dentro dela é onde fica o centro de controle desse equipamento, isso porque é ali que o operador irá se acomodar. É possível manusear o braço, a caçamba, a lâmina, a alavanca, o pedal e a velocidade da máquina em geral.
- Lâmina: ela se encontra na parte da frente da mini escavadeira, perto do solo e ainda pode ser baixada durante o processo de escavação para proporcionar uma maior estabilidade. Outra funcionalidade é que ela pode ser usada como lâmina de arado para empurrar pequenos materiais.
Tags:
escavadeira | Mini escavadeira
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!