SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O TCU (Tribunal de Contas da União) revogou nesta semana uma medida cautelar que travava a abertura do mercado de transportes rodoviários.

A questão atingia diretamente empresas que operam por aplicativo, como a Buser. Agora, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) está autorizada a conceder novas linhas de ônibus interestaduais.

Com o fim da medida, a agência poderá liberar novas linhas, desde que as empresas estejam dentro dos padrões de viabilidade técnica, operacional e econômica.

A disputa entre empresas tradicionais do setor e companhias por aplicativo teve início na virada do governo Jair Bolsonaro, quando a ANTT desengavetou mais de 2.000 pedidos de autorizações de companhias interessadas em explorar novas linhas de ônibus.

A Amobitec, associação que representa Buser e Flixbus, comemorou a decisão do TCU. Em nota, a entidade disse que o setor ainda é muito fechado "e com muitos obstáculos para a adoção de novos modelos de negócios proporcionados pelo avanço da tecnologia".


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!