SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A ONG de defesa do consumidor Idec vai abrir uma nova campanha pela implantação do chamado SUM, um sistema único de mobilidade nos moldes do SUS.
Neste mês, a entidade prepara o lançamento de uma proposta para a criação do novo modelo. A ideia é levantar sugestões sobre gestão da receita dos transportes públicos, mudança nos contratos com as concessionárias e o papel dos municípios e do governo federal.
O Idec já tem um texto, que foi elaborado com cerca de 30 representantes do setor, como o Instituto Pólis, o Observatório das Metrópoles, e mais 13 especialistas independentes, segundo Rafael Calabria, coordenador do programa de mobilidade da ONG.
A entidade também vai buscar parlamentares que já foram prefeitos e secretários de transporte para impulsionar o tema no Congresso.
O movimento do Idec acontece enquanto o governo discute o marco legal do transporte público coletivo. A consulta pública sobre o tema foi encerrada no mês passado e recebeu mais de 650 contribuições.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!