SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, prepara um programa de renegociação para contribuintes inscritos na Dívida Ativa.

A ideia é que os devedores paulistas tenham a chance de repactuar seus débitos com descontos de até 70%. Tarcísio quer destinar o dinheiro obtido nessa operação para investimentos em um esforço para turbinar sua gestão, mirando uma possível candidatura na disputa presidencial de 2026.

O plano é seguir os parâmetros da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que reforçou nos últimos dois anos, a capacidade de recuperação de créditos da Dívida Ativa da União antes dados como perdidos ao conceder descontos generosos como forma de atrair os devedores à mesa de negociação.

No total, o governador de São Paulo quer recuperar a maior parte possível da dívida inscrita de R$ 380 bilhões. A ordem é dar início até o final de julho, antes que Luiz Inácio Lula da Silva anuncie o início do Desenrola --programa nacional de renegociação de dívidas para retirar os brasileiros da inadimplência.

Segundo pessoas que participam da elaboração do programa, a proposta está nas prioridades de Tarcísio e segue alinhada com a perspectiva de modernização da administração tributária.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!