A um passo do futuro No dia da prova o segredo ? manter o controle e relaxar. Estudantes falam como se sentem horas antes da prova que define o rumo de suas vidas

Marinella Souza
*Colabora??o
03/01/2008

N?o tem mais como enrolar nem tentar recuperar o tempo perdido. Em cima da hora do vestibular, a regra ? manter o controle e relaxar. Todo o conte?do apreendido at? aqui s? vai fazer efeito se o estudante estiver calmo. E para quem n?o estudou o suficiente, s? resta apelar para sorte.

Os estudantes que v?m do interior de Minas Gerais para fazer as provas em Juiz de Fora mostram-se tranq?ilos e confiantes. Rafael Doria (foto abaixo) conta que est? bem calmo. Sua apar?ncia relaxada e voz pausada n?o contradizem o rapaz.

Foto de Rafel Doria Rafael veio de Lavras e antes de vir tentar o vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), passou por outras tr?s universidades. "Eu tentei em Lavras, S?o Jo?o Del Rei e Belo Horizonte, j? sei mais ou menos o que ? uma prova de vestibular, isso me deixa mais calmo", acredita.

Al?m disso, o garoto acredita que a forma como desenvolveu seu estudo ao longo do ano tamb?m ajudou bastante no quesito tranq?ilidade. "Acho importante dividir o tempo entre estudo e lazer para n?o pirar, isso n?o adianta nada", diz.

Foto de 
Rafael Carvalho Conterr?neo e xar? de Doria, Rafael Carvalho (foto ao lado) diz que est? tranq?ilo, mas admite que algumas mat?rias s?o mais complicadas. "F?sica e matem?tica s?o mais dif?ceis", diz ele.

Apesar disso, Rafael Carvalho acredita estar bem preparado para o vestibular. "Eu estudei seguindo o programa do col?gio e tamb?m fiz um cursinho no segundo semestre para refor?ar. Estou preparado. Meu col?gio fez um trabalho bacana com a gente, fiz teste vocacional e tudo mais. Estou certo do que quero e sei que tenho chance", diz o rapaz que disputa uma vaga no curso de Engenharia El?trica.

Foto de Isabella Reis Fazendo a terceira etapa do Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM III), a estudante Ang?lica Teves Rosa (foto ao lado), tamb?m se mostra tranq?ila em rela??o ? bateria de provas, mas deixa escapar uma pontinha de preocupa??o.

Vinda de Campo Belo, Ang?lica est? satisfeita com a organiza??o da cidade para o vestibular. "A cidade oferece todo um esquema especial que facilita a nossa vida", avalia.

Sua amiga, Isabella do Couto Reis (foto abaixo), acrescenta. "As coisas aqui est?o baratas e ? tudo muito organizadinho", diz a mo?a. Foto de Ang?lica Rosa "Eu estudei bastante, mas n?o fui muito bem no PISM II, ent?o, posso n?o passar", explica.

Apesar de toda a aparente calma, os vestibulandos devem estar atentos ?s novas normas do vestibular para garantir que nada abale o estado de esp?rito e as provas possam ser feitas com tranq?ilidade e seguran?a (veja boxe abaixo). Em agosto, a UFJF divulgou como s?o as regras de fiscaliza??o das provas de vestibular e PISM 2008. Segundo o coordenador da Comiss?o Permanente de Sele??o (Copese-UFJF), Jos? Maria Pereira , a rigidez foi necess?ria por causa de fraudes em outros vestibulares (leia a mat?ria).

Saiba o que n?o ? permitido durante as provas:
  • Telefones celulares
  • Adornos nas orelhas
  • Piercings
  • Rel?gios digitais
  • Aparelhos de mp3, mp4 e similares
Fique atento

O estudante deve estar atento aos locais e hor?rios das provas. O exame come?a no ?s 13h do dia 03 de janeiro e vai at? o dia 06, sempre no mesmo hor?rio.

A dura??o m?xima das provas do vestibular ? de quatro horas. J? o PISM III tem dura??o m?xima de tr?s horas.

No primeiro dia ser?o realizadas provas de Portugu?s e Literatura. No dia 04 ser? a vez de Biologia e F?sica. Na seq?encia est?o as provas de Hist?ria e Matem?tica, no dia 04 e, Geografia e Qu?mica para fechar o ciclo de provas.

*Marinella Souza ? estudante de jornalismo da UFJF