Vestibulandos devem se atentar para atualidades Estudantes que t?m o h?bito de ler jornais e revistas podem encontrar mais facilidade para resolver as provas

Daniele Gruppi
Rep?rter
14/11/2008

O n?mero de quest?es em prova de vestibular que relaciona fatos hist?ricos com a atualidade ? cada vez mais freq?ente. O professor de hist?ria Edmar Elias Abib afirma que a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), assim como outras institui?es de ensino superior da regi?o, cobram que os alunos interpretem o cotidiano e fa?am uma an?lise cr?tica dos acontecimentos.

A estudante Desire? Nogueira da Silva , 18 anos, que tenta ingressar para a faculdade de Engenharia El?trica, afirma que pretende prestar mais aten??o aos fatos noticiados na m?dia nessa reta final. "? tanta mat?ria que temos estudar que acabei deixando um pouco de lado a leitura de jornal de revistas."

Quem est? acompanhando os fatos enfatizados pela imprensa desde o in?cio do ano pode encontrar mais facilidade para resolver os itens sobre atualidade, j? que ? comum as quest?es serem baseadas em algum arquivo de jornal.

Professores e alunos especulam sobre os assuntos factuais que podem ser cobrados. Crise financeira internacional, elei?es nos Estados Unidos, Amaz?nia, mudan?as clim?ticas, biodiesel, China e Am?rica Latina s?o alguns dos temas em destaque no mundo, mas qual t?m mais probabilidade de aparecer na prova?

Foto de pessoa fazendo prova Abib diz acreditar que as institui?es podem cobrar a crise econ?mica internacional comparando com a crise de 1929. "A propor??o do fen?meno atual ? bem menor, no entanto, o processo ? o mesmo. J? est? aumentando o ?ndice de desemprego, assim como ocorreu na depress?o econ?mica da d?cada de 30." Outra forma de abordar a crise internacional ? questionando sobre as influ?ncias na economia brasileira.

Segundo o professor de hist?ria, a elei??o presidencial em territ?rio norte-americano tamb?m pode ser cobrada. "Acredito que possa ter uma quest?o exigindo conhecimentos sobre a base do pensamento republicano e democr?tico, atrav?s de recorte de um texto ou reportagem. Outra possibilidade ? comparar o sistema eleitoral dos Estados Unidos com o brasileiro, aproveitando que este ano ocorreram as elei?es municipais."

Foto de pessoa fazendo prova Sobre a Am?rica Latina, ele aposta nas an?lises dos governos venezuelano, de Hugo Chaves, boliviano, de Evo Morales e brasileiro, de Lu?s In?cio Lula da Silva. Dois aspectos podem ser explorados: o pol?tico e o econ?mico. Pode-se relacionar os presidentes aos pol?ticos populistas do passado no ponto de vista pol?tico. E sob aspecto econ?mico, as rela?es comerciais entre os pa?ses. "O fator pol?tico tem mais chances de aparecer", conclui.

Al?m de assuntos atuais, Abib aposta que na prova de hist?ria vai aparecer uma quest?o sobre a Era Vargas e outra sobre a Ditadura Militar. "Vargas todo ano cai e, como ano passado teve uma quest?o sobre a redemocratiza??o, ? prov?vel que este ano sejam pedidos fatos do per?odo anterior, ou seja, da Ditadura", justifica.

Al?m de se dedicar aos estudos pelos livros e ?s leituras de jornais e revistas ? importante que os vestibulandos tamb?m assistam a filmes para entender o contexto de alguns fatos hist?ricos. Faltando poucos dias para iniciar a maratona das provas, vale para os estudantes revisar alguns conte?dos e fortalecer os pontos fracos atrav?s de exerc?cios. Para Abib, o principal ? ter tranq?ilidade.