• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Sexta, 03 de agosto de 2007, atualizada às 19h

    UFJF dá dicas para vestibulandos
    Thiago Werneck
    *Colaboração
    03/08/2007

    Por desatenção, estudantes deixam de aproveitar algumas vantagens oferecidas pelo edital do vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ou até mesmo ficam sem fazer a prova por pequenos detalhes não observados. Uma das regalias oferecidas no programa de ingresso da Universidade que não é aproveitada acontece no PISM.

    Poucos sabem, mas todos os estudantes que já concluíram o Ensino Médio podem se inscrever para o PISM e Vestibular ao mesmo tempo. Uma alternativa ainda pouco explorada pelos candidatos. "Se o aluno não se classifica no vestibular pode ter melhor sorte no PISM. Parece que os vestibulandos desconhecem essa vantagem", avalia o coordenador da Comissão Permanente de Seleção (Copese) José Maria Pereira Guerra.

    O recurso poderia ser utilizado por alunos de medicina, por exemplo, que chegam a fazer vestibular por cinco anos, até conseguir a vaga. Simultaneamente a essas tentativas, há a possibilidade de em três anos eles ingressarem na Universidade pelo PISM.

    A maior parte dos estudantes acredita que o PISM, pode ser feito apenas por quem está no Primeiro ano do Ensino Médio ou no segundo ano de Curso técnico, que tenha duração de quatro anos. "É raro algum estudante que tenha completado o ensino médio começar a fazer o PISM", conta José Maria. Na pratica quem já vai prestar vestibular pela quarta vez, já poderia ter tido melhor sorte no PISM, nos três anos anteriores.

    Alerta na hora de pagar a taxa

    A Copese alerta que é comum candidatos agendarem pagamento para o último dia, ou pagarem em cheque, e o dinheiro não estar na conta na hora de ser compensado. "O que acontece é que a pessoa fica sem fazer o vestibular e não adianta fazer reclamações, porque não há como voltar atrás. O pagamento não pode ser feito depois da data limite", destaca José Maria.

    *Thiago Werneck é estudante de jornalismo da UFJF

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.