SANTOS, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Santos conhece casos recentes de indisciplina de Luan e Soteldo, mas aposta obre em dar carinho para a dupla se reerguer. Ambos estavam em baixa até o acerto com o time alvinegro praiano.
Lisca está muito animado em trabalhar com a dupla e se vê capaz de "conter os ânimos" dos reforços. Sincero, o treinador santista promete jogar limpo para evitar qualquer problema público e quer dedicação em troca.
Na semana passada, por exemplo, o UOL Esporte esteve no CT Rei Pelé para um treinamento aberto e viu Lisca dar apoio a Luan. Em atividade de finalizações, o técnico pediu aplausos quando o meia fez um gol no ângulo. E elogiou o atleta a todo tempo.
"É um prazer enorme receber o Luan no Santos. O Santos está com vontade de abrir as portas para o Luan (...) Vou dar confiança de novo. Ele entrelinhas é um dos melhores do país", comentou Lisca, em entrevista recente.
Luan não jogava desde fevereiro no Corinthians e não atuou uma vez sequer com o técnico Vítor Pereira. O português reclamou publicamente do pouco tempo de treino com o meia-atacante de 29 anos em campo.
"Durante o tempo que aqui estou, está ficando fora de muito treino, grande parte do tempo que está a trabalhar comigo não trabalhou comigo. O que eu disse quando cheguei e é exatamente aquilo que digo. Se o Luan quiser se entregar no treino, no jogo e nas oportunidades que tiver, contará como todos os outros. Não coloco ninguém à parte, mesmo os miúdos da formação vêm e têm sua oportunidade . Precisamos de todos e do Luan também. Não tenho responsabilidade quando ele está para ser escalado e no último momento... Já aconteceu várias vezes, pelo menos três, não ficar disponível para jogo. A verdade é essa", disse Pereira, em junho.
O presidente do Santos, Andres Rueda, ouviu de Duilio Monteiro Alves, mandatário do Corinthians, que Luan não apresentou problemas recentes de indisciplina e que o pouco espaço no rival era opção técnica. Nos bastidores, o Santos buscou mais informações.
O Santos ouviu que, diante do "desdém" de Vitor Pereira, Luan desanimou e ficou fora de alguns treinamentos. Na maior parte do tempo, porém, ele cumpriu a sua rotina à risca. E o clube litorâneo entende que a vida fora do CT Rei Pelé só importará se o esforço no gramado não for o esperado.
Na apresentação no Santos, Luan foi perguntado sobre "se perder nas noites de São Paulo". E negou:
"Eu nunca fiquei sabendo sobre isso [Corinthians avaliar que as noitadas de Luan atrapalharam]. Nunca ninguém da diretoria falou sobre isso. É mentira das pessoas que não estavam lá dentro. Sou bem tranquilo, sempre fui transparente e souberam de tudo. Eu me dediquei 100% nos treinamentos para estar preparado quando tivesse oportunidade".
De volta para reassumir a camisa 10 do Santos, Soteldo apresentou problemas de indisciplina na Vila Belmiro e também no Toronto FC (CAN) e Tigres (MEX). No México, o venezuelano ficou fora de alguns treinos e fez o clube querer negociá-lo.
No Santos, em abril de 2021, Soteldo pediu um dia de folga e ficou 10 dias na Venezuela. Em outros momentos, chegou atrasado e foi multado com desconto no salário. O presidente Andres Rueda falou sobre isso em entrevista coletiva.
"Soteldo trouxe problemas como qualquer moleque naquela idade traz problemas. Mas não é nada que não seja impossível de administrar. Ele é um excelente jogador, identificado com o Santos e a torcida, e estou muito contente dele estar voltando", minimizou Rueda.
Luan e Soteldo chegaram por empréstimo ao Santos. Luan entrou no segundo tempo da derrota por 1 a 0 para o América-MG e Soteldo deve estrear diante do São Paulo no próximo domingo (21), na Vila Belmiro.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!