SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Exatamente um mês após machucar as costas, o goleiro Jandrei foi relacionado pelo São Paulo e deve enfrentar o América-MG, nesta quinta-feira (18), pela Copa do Brasil. No período em que ficou de fora, o camisa 93 viu o time sofrer com sua ausência, e foi da expectativa à frustração por ter de ficar de fora da equipe por mais tempo do que o previsto.

Mesmo sem jogar há oito jogos, Jandrei volta para poder dar ao time mais experiência. Decisivo na classificação contra o Palmeiras, quando defendeu um pênalti de Raphael Veiga, o goleiro demonstra ser um dos homens de confiança de Rogério Ceni. Sem Felipe Alves, que não pode jogar a Copa do Brasil, a única opção de Ceni para o gol para a partida diante dos mineiros seria o jovem Thiago Couto.

Enquanto Jandrei esteve fora, o São Paulo passou por uma instabilidade na meta. Embora tenha sido decisivo para que o Tricolor vencesse o primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil diante do América-MG, por 1 a 0, no Morumbi, quando defendeu um pênalti cobrado por Iago Maidana, a insegurança de Thiago Couto acelerou a busca por um novo goleiro.

Nos dois jogos e meio em que esteve à frente do gol do São Paulo, Couto sofreu sete gols. O desempenho fez o clube paulista buscar um goleiro mais experiente para revezar com Jandrei. O entendimento foi de que era necessário um reserva mais pronto para atuar do que Thiago Couto, que ainda precisa amadurecer, pois tem poucos jogos no profissional.

O Tricolor tentou tirar John, do Santos, mas ouviu um não do Peixe. Foi atrás de Richard, do Ceará, mas também não teve êxito. Contratou Felipe Alves, que estava no Fortaleza, e tinha atuado com Ceni no Leão cearense.

Felipe Alves chegou e já assumiu a posição. Pegou pênaltis contra o Athletico-PR e Ceará (na decisão por penalidades) e diminuiu o número de gols sofridos da equipe - levou cinco em cinco jogos, mas em duas partidas não sofreu nenhum gol. Mas demonstrou insegurança com a bola nos pés em algumas ocasiões, como no jogo com o Furacão, quando errou um domínio e cometeu um pênalti.

Mesmo com o problema com o titular, Ceni resolveu não dar mais tempo de jogo a Couto, e seguiu apostando que Jandrei voltaria a tempo para jogar na Copa do Brasil.

MISTÉRIO COM LESÃO

Fora do time desde o dia 17 de julho, quando levou uma pancada nas costas após choque com o zagueiro Léo, no empate em 2 a 2 com o Fluminense, Jandrei chegou a ficar perto de retornar ao time poucos dias depois da lesão.

Na semana em que se machucou, Jandrei passou a fazer tratamento no Reffis do CT da Barra Funda, para poder retornar ao time no jogo de ida da Copa do Brasil, que aconteceu no dia 28 de julho.

Jandrei chegou a fazer alguns treinamentos. Ele foi para o campo para ver como reagia aos estímulos e para avaliar a evolução da lesão, mas não fez nenhum treinamento completo com os companheiros no campo durante o período.

O clube, desde o início, optou por não revelar os detalhes da lesão. A informação é que ele teve um trauma nas costas, decorrente da pancada sofrida. Nos dias 26 e 27 de julho, então, ele foi a campo. As dores, porém, aumentaram na manhã do dia 28. Na ocasião, ele reclamou de dores para realizar alguns movimentos. O São Paulo, então, resolveu deixá-lo de fora do duelo contra o América-MG para não correr o risco de ficar sem seu titular por mais tempo.

Jandrei voltou a tratar a lesão no Reffis e só foi liberado para fazer exercícios no campo na última sexta-feira (12). Na segunda-feira (15), Jandrei realizou as atividades com impacto reduzido. Os treinamentos se intensificaram nos dois últimos dias, com o camisa 93 participando dos treinos com os outros jogadores.

Até a lesão, Jandrei foi titular em 37 jogos do São Paulo em 2022, atuando por mais de 3 mil minutos nesta temporada.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!