Com o objetivo de celebrar os 16 anos da Lei Maria da Penha, e fortalecer a luta contra a violência doméstica no município, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza na próxima sexta (5) às 14h30, no calçadão da Rua Halfeld, em frente ao Cine-Theatro Central, rodas de conversas e apresentações culturais com a presença de mulheres fortes no cenário artístico-cultural de Juiz de Fora.

A programação faz parte do “Agosto Lilás”, campanha criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, para combater e inibir os casos de violência doméstica contra a mulher no Brasil.

A coordenadora de políticas para as mulheres da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Mariana Vale, destaca que o debate da violência contra a mulher é de grande importância. “Essas ações ajudam para que as mulheres saibam a quem recorrer. Precisamos nos comunicar, queremos que as mulheres saiam desse ciclo. Historicamente já ficamos nesse lugar há muito tempo. É também muito importante que tenhamos inclusão quando formos falar sobre a Lei Maria da Penha”.

O Brasil é o 5º país no ranking de maior número de homicídios de mulheres. Todos os dias, um número significativo de mulheres, jovens e meninas são submetidas a alguma forma de violência no Brasil. Assédio, exploração sexual, estupro, tortura, violência psicológica, agressões por parceiros ou familiares, perseguição e feminicídio. Sob diversas formas e intensidades, a violência de gênero é recorrente e se perpetua nos espaços públicos e privados.

Programação
- 14h30 – Abertura do evento com show da cantora Madhu.
- 15h – Apresentação de violoncelo com a musicista Lizandra Romano.
- 15h30 – Apresentação cultural com a bailarina Déborah Lisboa, coreografando a música “triste, louca ou má”.
- 17h – Roda de conversa “Mulheres e as lutas por cidadania!”
- 17h30 – Encerramento do evento com a coordenadora de políticas para as pessoas com deficiência da Secretária Especial de Direitos Humanos, Rita Petronilho, ressaltando a importância da inclusão.

Blitz educativa na próxima segunda (8)
Nesta segunda (1), as profissionais da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), da Guarda Municipal de Juiz de Fora e da Polícia Militar de Minas Gerais abriram os trabalhos de sensibilização da campanha de proteção das mulheres contra a violência doméstica e familiar, em ato simbólico (Foto acima), em frente à Casa da Mulher, no bairro Vitorino Braga. Na próxima segunda-feira (8) as instituições realizam blitz educativa, conscientizando sobre a questão.

A escolha do mês remete ao aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada no dia 7 de agosto de 2006. Ela nasceu do clamor de uma mulher, que ficou paraplégica em consequência das agressões do marido e se tornou símbolo da luta contra a violência doméstica. Graças a essa lei, mulheres recorrem cada vez mais à justiça para denunciar e se protegerem da violência de seus companheiros.

Foto: PJF

PJF - Nesta segunda (1), as profissionais da área de segurança pública abriram os trabalhos de sensibilização da campanha de proteção das mulheres contra a violência doméstica e familiar, em ato simbólico