SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Atual campeã olímpica do individual geral, Sunisa Lee anunciou por meio das suas redes sociais que vai voltar a se dedicar à ginástica artística "olímpica". Com isso, a norte-americana deve voltar a rivalizar com a brasileira Rebeca Andrade, que venceu com sobras o Campeonato Mundial em Liverpool, este mês.

Lee, de 19 anos, não participa de competições oficiais de ginástica artística ?aquelas sob o guarda-chuva da Federação Internacional de Ginástica (FIG)? desde os Jogos de Tóquio, quando ganhou ouro no individual geral e bronze nas barras assimétricas, além da prata por equipes.

Depois disso, ela passou a se dedicar ao sistema universitário dos Estados Unidos, competindo pela universidade de Auburn, a mesma onde estudou, entre outros, Cesar Cielo. Na ginástica, as regras da NCAA são muito discrepantes das aplicadas no sistema olímpico, dando maior valor à parte artística. O sistema de notas também é diferente (os '10' são comuns) e a intensidade de treinamento é incompatível com o exigido em nível olímpico ?existe um limite de carga horária imposto pela NCAA.

Em sua primeira temporada na NCAA, Lee foi vice-campeã nacional no individual geral e ouro nas assimétricas. Em anúncio feito pelo Instagram, ontem, disse que vai competir mais esta temporada, que vai de fevereiro a abril, e depois vai deixar de ser elegível para competir por Auburn, o que não significa que vá parar de estudar lá. Tudo para se dedicar a defender o ouro olímpico em Paris.

"Como um atleta que competiu no mais alto nível, no maior palco do mundo, tive a sorte de experimentar a sensação única na vida e a emoção indescritível de ter uma medalha de ouro pendurada em seu pescoço. Mas eu não quero que seja apenas uma vez na vida", disse ela.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!