SÃO PAULO, SP (UOL - FOLHAPRESS) - Entra Copa, sai Copa, e a admirável tradição se repete. Assim como já havia acontecido no jogo de abertura do Qatar, torcedores japoneses foram vistos ajudando a limpar o estádio Khalifa International depois da épica vitória sobre a Alemanha, nesta quarta-feira (23), por 2 a 1.
Imagens tiradas pelos fotógrafos que trabalharam no jogo de estreia do grupo G mostram torcedores com a camisa do Japão carregando sacos de lixos para recolher garrafas, copos e outros objetos descartados no chão e nas cadeiras do estádio.
A cena foi a mesma em Qatar x Equador, no último domingo (20), no jogo de abertura da Copa do Mundo 2022.
Em vídeo divulgado por um torcedor qatariano (veja mais abaixo), os japoneses foram filmados com sacos de lixo - a exemplo do que fizeram na Copa da Rússia, em 2018, e no Brasil, em 2014 - ajudando na limpeza do estádio, mesmo não sendo um jogo da seleção japonesa.
Apesar de surpreender o público local, trata-se de um hábito milenar da cultura oriental, chamado Oosouji, que consiste em fazer uma legítima faxina nos lugares em que estiveram presentes para renovar o ambiente.
Depois de vencer a Alemanha na estreia, a seleção japonesa volta a campo no próximo domingo (27) para enfrentar a Costa Rica, às 7h (de Brasília), no estádio Al Rayyan.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!