PORTO ALEGRE, RS (UOL/FOLHAPRESS) - O Inter foi denunciado no TJD-RS pelas confusões que sucederam a derrota na semifinal do Gauchão, nos pênaltis, para o Caxias. Ainda não há data confirmada para julgamento.
O Colorado foi denunciado nos incisos I e II do artigo 213 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que trata sobre "deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens, invasão de campo e lançamento de objetos em campo de jogo".
O inciso I fala sobre a gravidade dos atos. "Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial".
No inciso segundo é citado que é possível punição aos visitantes quando eles participam dos atos.
Além da possibilidade de perder mando de campo de uma a dez partidas, o Colorado ainda pode pagar multa de R$ 100 a R$ 100 mil, se considerado culpado.
Todos os 10 expulsos na partida (sete do Inter e três do Caxias) também serão julgados por seus atos.
Qualquer punição aplicada é restrita a competições de âmbito Estadual. Ou seja, o cumprimento da pena ocorrerá no Campeonato Gaúcho de 2024.
A tendência é que o julgamento ocorra na próxima semana. Independentemente do resultado, caberá recurso.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!