SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - Erik Cardoso derrubou um tabu histórico para o atletismo brasileiro nesta sexta-feira (28), no Centro Olímpico, em São Paulo. Ele se tornou o primeiro atleta do país a correr os 100m abaixo de 10 segundos ao completar a final do Campeonato Sul-Americano em 9s97.

A prova, porém, acabou por tirar do Brasil o recorde sul-americano. Como o Olhar Olímpico havia antecipado, Issam Asinga veio a São Paulo para dar show. Melhor corredor colegial da história dos Estados Unidos, ele escolheu defender o Suriname, estreou no Sul-Americano, e bateu o recorde com incríveis 9s89. A marca é novo recorde mundial sub-20.

Se até então o recorde sul-americano era de Robson Caetano (10s00), desde 1988, agora é de um adolescente de 18 anos que é filho de um antigo rival de Zequinha Barbosa nos 800m e de uma velocista da Zâmbia. Mesmo tendo residência na África, achou que na América do Sul poderia ter mais sucesso.

E teve. A arqubancada do Centro Olímpico foi à loucura com o desempenho de Assinga, que terminou a prova apontando o relógio, consciente do que havia feito, e com o anúncio de que Erik havia corrido a prova em 9s97.

Como Paulo André Camilo liderou boa parte da prova e um fã-clube estava presente para apoiá-lo, também houve muita festa para o ex-BBB, que terminou em quarto, com 10s03, fora do pódio porque o colombiano Ronal Mosquera fez 9s99 e terminou em terceiro, naturalmente também com recorde colombiano.

A prova, fortíssima, ainda teve Alonso Edward, do Panamá, até então terceiro do ranking sul-americano, em quinto lugar, com 10s14.

Com o resultado, Erik Cardoso se classificou para o Mundial de Atletismo e para os Jogos Olímpicos de Paris nos 100m. No salto triplo, Almir Jr venceu com 17,24m e também atingiu o índice para as duas competições.

A notícia triste é que Lorraine Oliveira, classificada nos 200m, se machucou na final dos 100m, vencida por Vitória Rosa. Ela vai ao Mundial pelo ranking.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!