Empate que estava fora dos planos do Galo Mesmo com um jogador a mais na equipe, Tupi empata no jogo contra o Villa Nova no Est?dio Muncipal. O placar de empate ? o primeiro, ap?s nove meses

Guilherme Oliveira
*Colabora??o
26/02/2007

? primeira vista, um empate em 2 a 2 em casa n?o ? um bom resultado. Quando se percebe que, al?m disso, o Tupi jogou com um jogador a mais contra o Villa Nova desde os 34 minutos do primeiro tempo, o placar se torna ainda mais amargo. Por outro lado, o Galo Carij? que pouco criou e se inspirou esteve atr?s do marcador por duas vezes e um ponto no Municipal acabou sendo o mais justo.

Com o empate, o Tupi caiu para a s?tima coloca??o , com sete pontos. J? o Villa Nova, oitavo colocado, continua invicto, mas sempre fora do objetivo principal que ? figurar entre os quatro primeiros que asseguram vaga para a pr?xima fase.

O jogo

Os torcedores que foram ao Municipal viram aos dois minutos o meia Sidnei do Tupi quase marcar um gol ol?mpico. Era o cart?o de visitas. O Tupi come?ou melhor, tocando mais a bola, enquanto o Villa estudava o advers?rio. A equipe de Nova Lima chegou com perigo pela primeira vez aos 11 minutos. Numa falha da zaga, Danilo recebeu cruzamento e perdeu o primeiro gol da partida gra?as a boa interven??o de Marcelo Cruz.

Era o sinal. A zaga carij? voltou a falhar e Marcelo salvou novamente aos 15 minutos. No rebote, pedindo impedimento, a zaga parou de novo, dessa vez Danilo n?o perdoou e inaugurou o placar.

meia Sidnei

N?o deu tempo nem de respirar e Sidnei (foto ao lado) no minuto seguinte acelerou, avan?ou sozinho desde o meio campo e fez um dos mais bonitos gols do estadual, 1 a 1. "Eu j? tino feito um gol parecido quando jogava pelo Juventus de S?o Paulo. Mas esse foi mais bonito porque eu arranquei desde o meio campo. ? um gol que vai ficar na mem?ria", disse no intervalo.

Ap?s o gol de empate, a t?nica do jogo foi press?o do Tupi e perigosos contra-ataques da equipe de Nova Lima. Aos 25, Sidnei quase marca de fora da ?rea. Aos 26, Felipe, de cabe?a, tamb?m quase deixa o seu. A press?o continuava com chutes de Z? Carlos e uma tentativa de longe do estreante Chic?o que obrigaram o goleiro Gleisson a se destacar na etapa inicial.

A situa??o melhorou para o Tupi aos 34 minutos, quando o meia ?merson foi expulso ap?s derrubar o lateral Gean que saia em velocidade do setor defensivo. O primeiro tempo terminou com clima de vit?ria para o alvinegro de Juiz de Fora que voltaria com um a mais em campo.

Segundo tempo
Mas assim como em Ituiutaba, o Tupi n?o soube aproveitar a vantagem num?rica. Mesmo empurrado pela torcida, o clima da virada perdia for?a pela falta de sintonia entre meio campo e ataque e a tarde n?o muito feliz da dupla de frente Felipe e Renato Santiago.

Pressionando mais o Tupi n?o conseguia o gol da virada. Tentando mudar o panorama da partida, o treinador Tita fez duas substitui?es. Entraram Juninho e J?nior nos lugares de Santos e G?lson.

Sem inspira??o, nada parecia adiantar e o Villa sempre em jogadas r?pidas ficava frente a frente com a zaga Carij?. A situa??o piorou aos 18 minutos quando o goleiro Marcelo saiu mal num cruzamento e cometeu p?nalti que M?rcio Guerreiro fez. Villa 2 a 1.

atacante Leandro Guerreiro

A torcida j? pedia e Leandro Guerreiro entrou logo em seguida no lugar de Felipe. O resultado negativo se desenhava, mas o Tupi voltou a pressionar e aos 32 foi premiado com o gol de empate. Sidnei errou o chute que sobrou para Guerreiro empatar. 2 a 2. O gol deu novo ?nimo ao Carij? que foi para cima. Sidnei de falta quase vira e Guerreiro por duas vezes perde a chance de dar a terceira vit?ria e a terceira coloca??o da competi??o ao Tupi.

"Tive a felicidade de fazer um gol, n?o conseguimos a vit?ria e agora ? pensar na pr?xima partida para ganhar e apagar essa imagem que ficou aqui dentro de casa."

Para o zagueiro C?sar, afoba??o atrapalhou. "Tem que ter mais tranq?ilidade, est?vamos com um jogador a mais, ficamos afobados, querendo resolver sozinho. O nosso forte ? o coletivo, o toque de bola e isso n?o ocorreu no segundo tempo", disse o zagueiro.

Com o resultado, o Tupi voltou a empatar ap?s 9 meses. A ?ltima vez havia sido no dia 18 de maio de 2006 contra o Mamor?, no est?dio Municipal, pelo M?dulo II do Campeonato Mineiro.

Ficha t?cnica

Data: 25 de fevereiro 2007

Local: Est?dio radialista M?rio Hel?nio, Juiz de Fora - MG

Renda e p?blico: R$ 26.139,00 e 4.115 pagantes

Juiz: Luis Carlos Silva

Cart?es: Amarelos: Marcelo Cruz (Tupi), Leandro Guerreiro (Tupi) ; Geison (Villa) e Clodoaldo (Villa). Vermelho: Emerson (Villa)

Gols: Danilo (0-1), aos 16 / 1? tempo, Sidnei (1-1), aos 17 / 2? tempo, M?rcio Guerreiro (1-2), aos 19 / 2? tempo e Leandro Guerreiro (2-2), aos 32 / 2? tempo

Tupi: Marcelo, Z? Carlos, Cesar, Samuel, e Jean; Chic?o, Santos (Juninho aos 8? do 2?T), Gilson (J?nior aos 8? do 2?T) e Sidnei; Renato Santiago e Felipe (Leandro Guerreiro aos 20? do 2?T). T?cnico: Tita

Villa Nova: Glayson, Geison( Davidson aos 9'do 2?T), Bil, Carciano e Jackson; Marcel, Emerson, Paulo C?sar e Danilo,;M?rcio Guerreiro( Willian C?sar, aos 36'do 2?T), Fabinho( Clodoaldo, aos 10'do 2?T). T?cnico:Pirulito


*Guilherme Oliveira ? estudante de Comunica??o Social da Universidade Federal de Juiz de Fora