Empate? O que ? isso? Tupi n?o sabe o que ? empatar faz tempo

Guilherme Oliveira
*Colabora??o
13/02/2007
treinador Tita

O atacante Allan n?o lembra, o lateral direito Z? Carlos co?a a cabe?a. O diretor de futebol, Alem?o, tenta puxar na mem?ria e nada. O torcedor fiel se confunde e o meia Pires responde errado. E voc?, lembra do ?ltimo empate do Tupi?

Se o Tupi fosse figurinha carimbada nos jogos da loteria esportiva, quem aposta no empate nos jogos do Galo Carij? n?o estaria nem um pouco satisfeito. O ?ltimo empate foi no dia 18 de maio de 2006 em jogo contra o Mamor?, no est?dio Municipal, por 1 a 1. Ou seja, depois disso passou o Campeonato Brasileiro, Copa do Mundo, o Tupi disputou a Ta?a Minas Gerais e o saldo final nos jogos ?: tr?s pontos, ou nada, sem meio termo. No Campeonato Mineiro j? foram 4 jogos e o placar: 2 vit?rias e 2 derrotas.

O torcedor do Tupi,"Beto", de 54 anos, se confundiu todo quando perguntado se lembrava dessa ?ltima vez que o placar terminou em igualdade. "N?o estou lembrando. O Tupi s? ganha ou perde! Tem muito tempo mesmo". Depois de saber a resposta, ele lembrou. "Isso mesmo, eu fui nesse jogo. Boa parte da torcida j? estava indo embora, quando o Mamor? empatou aos 47 minutos de falta. Eu estava no ?nibus", lembra.

Para alguns jogadores do Tupi, como ? o caso do atacante Allan, o fato de n?o empatar n?o passa de coincid?ncia e n?o chega a repercutir entre os jogadores. Por?m, um empate representa mais um ponto e o Tupi sabe muito bem a falta que isso faz. Na Ta?a Minas foi o que faltou para a classifica??o, agora no Campeonato Mineiro ? a diferen?a para o "grupos dos quatro" que avan?a para a fase final.

treinador Tita

Para o treinador Tita, nas duas derrotas no Estadual, o alvinegro de Juiz de Fora teve a chance de sair com um resultado melhor. "Contra o Ituiutaba e o Guarani tivemos todas as possibilidades de empatar a partida, s?o pontos que podem prejudicar", alerta Tita.

Com rela??o a Ta?a Minas, Tita sabe que um ponto fez falta, mas que dessa vez, espera que isso n?o se repita. "Esperamos que isso n?o aconte?a novamente para que consigamos nosso objetivo maior que ? a classifica??o", diz o treinador.

O diretor de futebol, Alem?o, acredita que a situa??o n?o ? t?o normal. "Normal n?o ?, a gente tem que, ?s vezes, saber jogar pelo resultado, um time que quer chegar precisa desses pontos", diz.

resultado de jogo

Nessa onda de vit?rias e derrotas, depois do empate contra o Mamor?, foram 10 vit?rias e 10 derrotas, 24 gols pr?, e 22 gols contra, em jogos oficiais. Nos amistosos, a escrita continua, Botafogo, Volta Redonda, Entrerriense e Nova Igua?u s?o alguns exemplos.

Se um ponto faz falta, nos pr?ximos jogos o torcedor n?o quer saber de conquistar somente um ponto. Depois de quatro jogos, tr?s fora de casa, o elenco tamb?m sabe da import?ncia de vencer, principalmente, os dois pr?ximos confrontos. Afinal, os jogos acontecem em Juiz de Fora e um empate pode ser considerado como uma derrota.

*Guilherme Oliveira ? estudante de Comunica??o Social da Universidade Federal de Juiz de Fora